Primeira postagem e, na verdade, primeira vez desde 31 de dezembro que venho nessa finada blogosfera ler as atualizações dos amigos que ainda postam os "causos" da vida.
Acho que o ano de 2022 será de uma certa estabilidade. Financeiramente, como já relatei aqui, consegui finalmente melhorar e, às vezes, nem eu acredito que consegui. Quem já se deu ao trabalho de ler esse blog sabe que a minha vida sempre foi fazer bico pra ganhar 50 reais, fazer estágios e trabalhos temporários pra ganhar mixaria. Vale notar que também moro em um dos estados mais pobres do Brasil e oportunidades boas são poucas, venho de um lugar onde o sonho das pessoas é ganhar dois salários mínimos, o que ainda é pouco pra sobreviver. Hoje tenho um emprego melhor, tenho quase certeza de que é improvável que me demitam, estou ajudando meus meus pais e dei entrada em um apartamento na planta (que deve ficar pronto até outubro, segundo a construtora).
É um apartamento simples, em uma área simples da cidade, com dois quartos. Eu faço home-office e as perspectivas da minha área de atuação são de que o home-office permaneça pra sempre, então a localização não era importante pra mim, só precisava ser perto dos meus pais. O empreendimento tem cinco torres, bem daqueles que pessoas que trabalharam muito na vida veem uma oportunidade de saírem do aluguel com o Minha Casa Minha Vida (agora Casa Verde e Amarela). Eu praticamente não fui beneficiado por esse programa já que o governo há algum tempo mostra, sem nenhum pudor, que odeia pobres e eu também dei entrada em um imóvel sozinho, isso diminui os subsídios que você ganha. Eu não ganhei quase nada.
Pagar as taxas do imóvel tem sido fácil, já estão quase no valor de um aluguel mas consigo pagar, ajudar meus pais nas despesas (hoje eu praticamente pago tudo aqui em casa) e ainda consigo juntar um pouco para quitar meu apartamento. Minha meta é quitá-lo por completo em, no máximo, cinco anos. Será um pouco difícil mas, pra mim, é necessário. Por mais que eu ganhe um salário OK hoje, sei que a aposentadoria irá me fuder e preciso pensar em outros investimentos para quando a velhice chegar.
Quando eu receber as chaves do apartamento, poderei alugá-lo. Então talvez eu até more nele durante um tempo pra ajeitar o que precisa e depois alugue por um ano ou dois. Pode ser uma oportunidade pra juntar mais uma grana pra quitá-lo ainda mais rápido. Sinto que minha mãe não quer que eu a deixe sozinha, então ninguém me apressa pra que eu saia logo de casa.
Não quero ser precipitado em falar que está tudo bem porque se estivesse eu não teria psiquiatra marcado pra semana que vem, mas depois de uns sete anos de lamúrias nesse blog, preciso informar as mudanças boas. Aparentemente, parece haver futuro.
Obrigado a todos que leram e um bom 2022.