terça-feira, 19 de novembro de 2024

10 anos sem rede social

    


    Lembrei que não tenho rede social desde 2014, então já me encontro afastado desse lixo há 10 anos. Percebi que realmente não faço a mínima ideia de como esses ambientes virtuais se encontram agora. Há algum tempo atrás, estava conversando com alguém que falou sobre "stories". Lembro que havia pesquisado minimamente o que era isso, mas nem reter o significado dessa palavra no contexto de uma rede social eu consegui. Hoje, ouvi alguém falar sobre isso novamente e fui pesquisar. "Stories" são fotos e vídeos postadas e que duram 24 horas. Após isso, são deletadas.

    Eu tenho WhatsApp e acabei de ver que existe uma aba chamada "Atualizações". Se você clicar ali e selecionar o contato, uma foto ou vídeo aparecem. Acabei de descobrir que esse é o tal "story" do WhatsApp. Não sabia que isso durava apenas 24 horas até porque nunca nem tinha notado essa aba de atualizações. Será que já está ali há muito tempo? Me sinto completamente por fora das redes sociais e aplicativos afins.

    O que dizem por aí que é se você não está na rede, você não existe. Parece que tá todo mundo com medo de ser invisível e de ser esquecido. Todo mundo é estimulado a compartilhar suas vidas o tempo todo e, se você não faz isso, você não está inserido nesse mundo como todo mundo. Porém, será mesmo que isso é verdade ou isso é só mais uma preocupação besta com adaptações naturais da sociedade? Pela ótica de alguém que não tem rede social há uma década, creio que sim, se você não está na internet, então você não passa de um fantasma na sociedade

    Se você pode fazer uma postagem e informar a Deus e o mundo que aquela sua promoção veio, por que você vai se dar ao trabalho de me ligar ou me mandar uma mensagem? Se você decidiu o nome do seu seu filho que vai nascer e postou na rede, por que entraria em contato comigo só para me dizer isso? Dificilmente sou informado sobre o que acontece com as pessoas ao meu redor porque todo mundo assume que todo mundo já viu e está inteirado.

    Me pego descobrindo coisas que considero interessantes sobre amigos muito depois de todo mundo porque eles já postaram no Instagram e direcionar informações especialmente para mim parece ser algo mais trabalhoso. Acho que são menos amigos meus? Não, até porque ainda tenho conversas pessoais quando dá. São simplesmente pessoas adaptadas à nova realidade e tenho quase certeza de que todo mundo hoje é assim mesmo.

    Acho que todo mundo que tem perfil em rede social é fútil e idiota? Não, acho que é uma questão de sobrevivência. Ninguém quer ficar para trás e ser esquecido. Além disso, o capitalismo é brutal. As pessoas são estimuladas a viverem dessa forma e se venderem dessa forma para que o mercado consiga lucrar com isso. É uma economia virtual, nada mais natural do que ser praticamente forçado a fazer parte disso.

    Tenho vontade de ter uma rede social novamente? Às vezes sim. Acho um pouco frustrante não saber muito bem o que alguém que gosto anda fazendo e tem gente que acha esquisito quem não está no Instagram ou não sabe quem é a tal Deolane Bezerra. Por outro lado, sei muito bem dos malefícios. Todo mundo quer parecer incrível em um ambiente desses e deve ser uma merda ficar olhando isso 24 horas por dia. Também devo dizer que, de alguma forma, eu gosto desse sentimento de invisibilidade. Se ninguém sabe o que estou fazendo, posso ser muito mais livre. Hoje, eu não sinto que "não sou ninguém" porque não estou entendendo o meme recente que o pessoal está compartilhando no trabalho. Acho que hoje eu sou muito mais da galera do "foda-se, não sei mesmo". É muito tempo de prática.

    Eu não sei se acredito em pessoas que falam que sabem usar as redes sociais de forma "consciente" mas também não tenho nada contra elas ou contra as redes em si. Cada um vive da forma que acha melhor. Enfim, ainda não entendi qual a graça de ter um conteúdo apenas por 24 horas, alguém me ajude a entender hahahahaha