quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Não gosto de me ver (ou como odeio a minha aparência)


Image courtesy of pixtawan at FreeDigitalPhotos.net

Acho que protelei um post sobre isso por muito tempo e a razão é muito simples: ninguém gosta de admitir que é feio. Mas eu senti que deveria escrever sobre isso, pois é uma coisa que me incomoda muito e, muito frequentemente, dispara a minha ansiedade de um jeito que eu nem consigo explicar. Na verdade, diria que algumas das minhas piores crises e piores dias ocorreram por estar pensando nisso ou coisas relacionadas à isso. Acho melhor colocar isso pra fora de uma vez, talvez isso me ajude. Não sei.

A verdade é que eu odeio a minha aparência (Mais uma coisa que faz o Skull se odiar? Que novidade). Sempre tive essa preocupação com o fato de ser feio, desde criança. Lembro de mim lá nos meus 12-13 anos chorando pelo simples fato de achar horroroso o que eu via no espelho. Pensando bem aqui, depois de muitos anos, acho estranho eu já me odiar tanto nesse sentido tão cedo, não lembro das outras crianças se mostrarem tão preocupadas assim. Notava que aquelas que sofriam bullying e eram constantemente chamadas de feias, se sentiam mal mesmo. Porém, eu lembro que ninguém nunca apontou a minha feiura diretamente, ninguém nunca chegou em mim e disse "Nossa, esse Skull é feio mesmo". Fico pensando se era pelo fato de eu não ter muitos amigos (e por isso não conhecia muita gente pra me falar isso) ou se eu realmente não era tão feio quando criança. O fato é que eu acho estranho ter tido esse sentimento de maneira espontânea. Ainda criança, eu chegava na meu quarto, me trancava e chorava pensando que ninguém iria querer ficar perto de mim, não iria ter amigos, nem namorada, nem nada. Uma criança de 12 anos chorando por se achar feia sem nunca ter sido chamada de feia, não sei como isso aconteceu, parece até que o meu desgosto pessoal era crônico.

Os anos foram passando e, além dos meus problemas de auto estima relacionados à minha personalidade, me sentia inferior pela minha aparência sim. Hoje melhorei um pouco nesse sentido, mas chegava a evitar lugares só por achar que chamaria muita atenção por ser a pessoa mais feia onde quer que estivesse, principalmente quando era adolescente. Isso também teve uma parcela de culpa com o fato de eu nunca ter namorado, nunca consegui acreditar que as poucas mulheres que me deram algum sinal, realmente queriam algo comigo. Primeiro por eu ter uma personalidade muito mais reclusa do que a maioria e segundo pelo fato de achar que a minha cara era horrorosa e, de certa forma, não estaria correspondendo as expectativas das outras pessoas. Logicamente, abordar mulheres me dava pânico e ainda dá. Coisa de derrotado, né?

É difícil admitir, mas a verdade é que eu me sinto uma pessoa pior e de menos valor por não ter uma aparência melhor. O interessante é que é um sentimento que só tenho por mim mesmo, nunca acho que outras pessoas que se dizem fora do padrão de beleza são piores ou melhores, mas EU me acho um lixo por isso. Talvez não só por isso, mas pelo fato de ter que lidar com mais isso. Sempre me senti assim. E é um sentimento tão forte que, quando misturado com outras coisas, muitas vezes, me fazem pensar que eu não pertenço a esse mundo, eu não deveria estar aqui. Acho que não ser exatamente muito bonito não quer dizer que você precisa se matar, mas eu não gosto de ser feio e triste, tudo ao mesmo tempo. Eu me sinto azarado, parece que tudo corroborou pra que eu crescesse desse jeito e não tem muita coisa que eu posso fazer a não ser aceitar. Aliás, essa aceitação é muito doída, dói muito saber que não vou poder nascer de novo com uma aparência melhor e tentar reescrever a minha história. Podem falar o que quiser, mas eu acho sim que ter uma boa aparência pode contribuir e muito pra uma auto estima melhor. Claro que há outros fatores que nos fazem gostar de nós mesmos, mas quando eu olho pra esses outros fatores, vejo que também não tive muita sorte com relação à eles. Isso me deixa mal, me sinto um ser sem muito significado. Não sou amado por ser bonito, também não sou amado por ser inteligente ou legal, não tenho nenhum talento extraordinário que faça as pessoas me acharem "especial". Sinceramente, não sei de onde extrair energia pra viver.

Só agora, depois das minhas sessões com o psiquiatra, eu vejo que essa questão da aparência contribuiu demais pra minha ansiedade exacerbada. Aliás, não só isso, mas outros pensamentos relacionados à me achar um merda também (alguns eu acho até que já falei). Um pensamento ruim aqui e lá de vez em quando eu acho que até vai, mas quando você tem a mesma ideia ruim passando pela sua cabeça todos os dias, durante anos, e ainda mais quando a sua mente ainda está se formando, você acaba colocando tudo pra dentro de você mesmo sabendo que não faz sentido. Eu sei que ser feio não me torna melhor ou pior do que ninguém, mas é o que eu sinto desde criança aqui dentro, será que alguém consegue entender? Espero que sim.

13 comentários:

  1. Você não está só. Passei toda a minha vida sempre pensando em que fisicamente nunca consigo agradar a ninguém. E com alguns acontecimentos minha auto estima acabou indo mais lá embaixo. Talvez por isso eu nunca tenha me aproximado de nenhuma mulher em balada. Os namoros que tive talvez se devam por outros atributos que as pessoas dizem que eu tenho. Mas tudo isso é uma coisa que tem muito mais a ver como nos vemos do que como o mundo nos vê. O fato de vc estar lidando com esses sentimentos com um profissional é uma coisa muito importante porque, acredite, tem muito mais gente no mundo se sentindo como vc do que possa imaginar. A questão é que poucos têm coragem de admitir isso, mesmo que anonimamente em um blog. Por isso, continue com as sessões e tenha paciência (eu falando isso parece piada, eu sei) que vai conseguir superar isso. E, possivelmente, a questão da auto estima seja o fator que atrapalhe as outras áreas da sua vida. Então, resolvendo uma questão vai te ajudar com as outras.
    Vamos em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, paciência eu tento ter, o negócio é que a paciência vai se esgotando... e depois de tanto tempo se sentindo mal consigo mesmo, parece que a gente não vê um futuro bom pela frente. Passo a maior parte do tempo pensando em não ter futuro pela minha aparência, pela minha insatisfação pessoa, por uma série de coisas. Mas é como você disse, estou tentando, realmente estou. Aparentemente, você está tentando também, então isso faz eu me sentir um pouco melhor.

      Obrigado.

      Excluir
  2. Olá, Skull!

    Já faz algumas semanas que eu li esse desabafo e, desde então, eu quis comentar, mas não havia conseguido porque eu tinha tanta coisa pra falar que nem sabia por onde começar. Resumidamente posso dizer que eu sei direitinho o que é tudo isso que você sente. Eu sei qual é o tamanho da tristeza que nós temos quando não nos gostamos. Sentir-se insatisfeito com a própria aparência é um sofrimento muito grande, pois o mundo super valoriza isso. Também posso afirmar que quase todas os meus fracassos estão, de alguma maneira, ligados a minha aparência.

    Assim como você, eu também desenvolvi uma autoestima muitíssimo baixa ainda muito cedo. No entanto, eu fui uma dessas pessoas que sofreram bullying por conta dela. Por isso também achei bem curioso você ter desenvolvido esse desgosto sem nunca terem criticado a sua imagem. Essa seria uma coisa que eu tentaria entender a todo custo. Eu bateria muito nessa tecla com o meu psiquiatra e/ou psicólogo, buscando uma explicão para isso. Eu acho que no seu lugar, eu não teria passado a odiar a minha aparência se as pessoas não tivessem me obrigado a isso.

    "Fico pensando se era pelo fato de eu não ter muitos amigos (e por isso não conhecia muita gente pra me falar isso) ou se eu realmente não era tão feio quando criança."

    Sobre a sua frase acima, eu acredito que a sua segunda teoria seja mais plausível. Você frequentou uma escola e, eu duvido muito que uma pessoa realmente feia passe ilesa por um ambiente tão hostil quanto esse. Eu também nunca fui cheia de colegas, mas o que nunca foltou, foi gente para me zoar. Por isso acho que talvez fosse interessante você tentar acreditar que o seu problema, quanto a sua aparência, é bem mais uma questão imaginária do que física.

    Não posso ter certeza, mas acredito que se você conseguir se empenhar bem em mudar a maneira como você se vê, as coisas mudarão maneira colossal ao seu favor. Porque existem pessoas com aparência realmente ruim, mas pelo seu próprio relato, esse não parece ser o seu caso. Mas o difícil é mudar uma certeza que você já desenvolveu há tanto tempo.

    Todavia, sabemos bem que existe o tal padrão de beleza baseado nos povos europeus. Quanto mais distante nós formos disso, em situações que a nossa aparência seja posta em jogo, nós ficaremos para trás, não tem jeito... =/ Eu, por exemplo, sou negra e, sem bem que existem posições que eu dificilmente ocuparia só por esse "simples" detalhe. É a realidade desse mundo '~'
    Mas é assim mesmo, sempre vai ter alguém que é "mais que" a gente alguma coisa. Porém, não significando que também não somos bons naquilo, mas que naquele momento, tivemos o azar de estarmos disputando com alguém aparentemente mais qualificado que a nós.

    (continua..)

    ResponderExcluir
  3. Quanto a namoro, paquera, relacionamentos... rs, Vou começar com a clichezada aqui, mas é a verdade: Ser feio não é,necessariamente, um impedimento para namorarmos ou ficarmos. Nem acredito que vou dizer isso, mas o nosso interior pode contar muito mais na hora da paquera do que mesmo o nosso físico em si. Se a gente não tem uma personalidade atrente, o nosso físico passa a não ser atraente também. Se a gente é triste, deprimido, cabisbaixo, etc., a nossa postura muda, tende a ficar mais curvada. A nossa expressão facial fica diferente, ás intimidadora. Também acabamos não aproveitando alguma oportunidade que venha a surgir...

    É pensando nisso que muitas vezes eu penso que seria bem interessante se eu tivesse uma irmã gêmea idêntica, mas com uma persoanlidade totalmente diferente e livre de problemas psicológicos. Eu acho que ela não seria um total fracasso não. É por isso que às vezes eu acredito que se eu conseguir melhorar muito psicologicamente, as coisas que eu quero e hoje não tenho, serão consequẽncia. A minha aparência pode melhorar naturalmente sem eu me dar conta.

    Agora a pergunta que eu sempre me faço é "Como vou mudar essa minha cabeça para que o meu físico tambpem mude?" ou Será que eu primeiro teria que mudar o físico pra ela mudar?

    Complicado... Seja feiura real ou imaginária, ambas, são difíceis de se serem resolvidas. Eu diaria até que a segunda, dependendo do caso, pode ser ainda mais.

    No mais, desejo boa sorte para você nessa jornada em busca da sua melhora, Skull. Como o colega acima falou, você não está só. Muitas outras também compartilham dessa mesma angústia. Ver como essas pessoas conseguem lidar com esse sentimento pode nos deixar aliviados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chan. Obrigado por comentar.

      Então, essas coisas que por muito tempo eu achei que eram besteiras e que em nada tinham a ver com o jeito que eu estou hoje, mas hoje vejo que tudo isso contribui mesmo. Isso que você falou de tentar entender o motivo de eu não gostar do que eu vejo sem nunca ter sofrido um ataque direto por parte de outras pessoas é algo que estou tentando fazer. Tenho achado que minha raiva por me sentir inútil acabou se transformando em raiva da minha aparência, ou talvez tenha sido o contrário, não sei. De qualquer forma, tenho pensado em procurar um psicanalista para tentar entende isso melhor, acho que só assim mesmo. Não entendo, não sofri bullying como você mas mesmo assim me sinto um lixo também por isso. Mas você tocou numa coisa interessante, esse tal padrão de beleza que, geralmente, só promove aquelas pessoas com características que nem todo mundo tem. Será que fui uma criança extremamente vulnerável à mídia? Talvez. Mas acho difícil, realmente não fico me imaginando como esses atores de novela, mas gostaria de ter uma aparência melhor.


      " (...) Ser feio não é,necessariamente, um impedimento para namorarmos ou ficarmos. Nem acredito que vou dizer isso, mas o nosso interior pode contar muito mais na hora da paquera do que mesmo o nosso físico em si. Se a gente não tem uma personalidade atrente, o nosso físico passa a não ser atraente também. Se a gente é triste, deprimido, cabisbaixo, etc., a nossa postura muda, tende a ficar mais curvada (...)

      Chan, eu concordo 100% com isso que você falou. Parece que uma coisa afeta a outra. Mas como eu já disse, me sinto azarado nos dois quesitos, não sou satisfeito com nenhum dos lados. Pior do que isso é o fato de saber que eu posso até tentar mudar o meu interior, mas o meu exterior vai está sempre lá dizendo que eu não sirvo pra nada. Coisa estranha, estava pensando sobre isso, às vezes gostaria de saber exatamente a causa, nem que fosse um insulto que eu ouvi que era menor ou uma rejeição na qual a pessoa deixou bem claro que eu parecia um monstro, mas eu não sei, não lembro, não tenho ideia.

      Isso me incomoda muito porque ao contrário de pessoas como você, que sofreu bullying constante, eu não sei que lembrança eu tenho que esquecer ou que momento da minha vida eu tenho que parar pra refletir e falar pra mim mesmo "Esquece essa merda, foram só algumas pessoas te dizendo isso". A voz na minha cabeça me colocando pra baixo é só minha e eu não consigo mudar.


      Mais uma vez, obrigado por comentar, Chan.

      Excluir
  4. Sim, eu entendo. Mais que eu gostaria.
    Sei que o post já é antigo, mas estou passando por isso agora e, realmente, é horrível.
    Não é o motivo principal que faz pensar em suicídio, mas é um fardo a mais que é preciso carregar.
    E vai se juntando a outros fardos, até virar uma bola de neve...
    Também não acho que as outras pessoas sejam melhores ou piores por sua aparência. Mas eu me sinto pior pela minha. Aliada a minha tristeza, problemas em casa e na escola, e a falta de amigos, faz eu me sentir não apenas pior, e sim a pior pessoa do mundo.
    É complicado. Espero que o tempo me ajude nesse quesito...
    Mas, mesmo que isso aconteça, ainda tenho muito o que aguentar.
    E, assim como você, ninguém chegou em mim e disse "você é feia". Mas nunca disseram que eu não sou. Aliás, quando alguém vai me elogiar (o que é raro), sempre dizem como eu sou inteligente, ou como sou simpática, como eu cresci... Evitam a minha aparência ao máximo. Mas não posso culpá-los...
    Enfim, estava passando por aqui e quis dizer que me identifico. Nem sei se ainda se sente assim, mas... De qualquer maneira, você não é/foi o único a se sentir assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vejo isso como uma fardo e, como você falou, para algumas pessoas isso vem como uma bola de neve. Os problemas cotidianos não são suficientes, tem que sofrer com isso também.

      Isso é uma incógnita, não é? Qual o motivo de acharmos que somos tão ruins assim só porque nos achamos feios? E só porque nos achamos mesmo, ninguém veio nos falar. O que é que a nossa cabeça tem contra nós? Não vejo sentido nisso. Agora aí está uma coisa que você falou que eu não tinha pensado antes: ninguém nunca me chamou de feio também, mas também não me chamou de bonito. Será que isso teve alguma coisa a ver? Bom parar pra pensar nisso, obrigado.

      Sim, ainda me sinto dessa forma. Tento pensar diferente mas quase todo dia esse pensamento vem. Tento mudar mas não dá... ou não deu até agora, mas tenho esperança de que um dia a coisa anda, espero que você também.

      Abraço.

      Excluir
  5. Olá, por acaso vi esse blog então entrei e resolvi ler, Bom primeira vou me apresentar, Me chamo Raquel tenho 22 anos, realmente me identifiquei muito com esse texto.Foi aos 21 anos que tudo começou na minha vida primeiro fui me afastando das minhas "amizades" (que na verdade nunca foi verdadeiras) mas eu tinha várias quando eu queria ir para festas me afastei de todos aos poucos parei de ir a festas e de sair de casa ia somente para a escola depois me sentia muito triste e feia me arrumava mais continuava me achando feia, aos poucos minha ansiedade e tristezas contantes foi aumentando não tinha jeito onde eu estava o que eu sentia era tristeza um vazio parece que eu era um peso na vida das pessoas era horrível eu não sabia exatamente o que tava acontecendo comigo, foi passando o tempo e depois conheci um garoto (o garoto dos sonhos) ele me tratava bem dizia que me amava mostrava pra todos que tinha orgulho de namorar comigo isso me fazia ter uma autoestima bem elevada fui feliz com ele uns 7 mês depois disso ele terminou comigo por telefone e não quis voltar, durante o namoro eu era muito ciumenta na minha cabeça qualquer menina era mais bonita que eu, pegava muito no pé dele achava que ele era muita coisa pra mim coloquei ele no topo da minha vida como prioridade, já estava dependente dele, quando terminamos sofri feito uma condenada fiquei até de cama não comia e nem dormia, entrei numa depressão que só DEUS e minha família sabe, via ele nas festas e fotos com meninas bem bonita aquilo afetava mais meu psicológico fiquei bastante mal, depois de um tempo tudo passou veio uma alegria e vontade de sair pra festas achei que todo a tristeza havia passado, mas depois ela veio com força novamente eu já não gosto mais dele mas eu me sinto uma pessoa que só encomoda os outros, feia, sou triste, não saio e não tenho amigos só uma amiga, me sinto a pessoa do mundo, meu nível de ansiedade ta muito alto tudo me afeita, estou passando por uma fase horrível parece que nunca vai passar, faço acompanhamento com psicologo mas e muito difícil viver assim não sei o que fazer me sinto com muita vergonha, espero que leia me desabafo você não esta só nessa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa recente isso, né, Raquel? Pode ser que não seja tarde pra reaver algumas coisas que você perdeu. Pra mim, quanto mais o tempo o passa, as coisas tendem a piorar, eu acho. Se pudesse voltar no tempo, acho que faria isso: tentaria resolver as coisas o mais rápido possível pra não deixar o tempo passar, o tempo sabe machucar a gente como ninguém. Tem gente que diz que ele faz tudo ficar melhor, as feridas cicatrizarem, eu não tenho tanta certeza disso.

      Sobre a questão da beleza... bom, eu até disse isso, se achar pior por se achar feio não faz sentido. É o nosso cérebro que, por algum motivo, está nos dizendo que as coisas são assim. Como eu escrevi, não sei exatamente como cheguei a esse estado. Como você faz acompanhamento psicológico, talvez consigo descobrir. Olha, eu acho a resposta pra isso uma coisa fundamental, quero um dia saber também.

      Leio e penso sobre todos os comentários. Posso não responder muito bem já que, na maioria das vezes, só estou no mesmo barco que a maioria das pessoas por aqui, mas acho que é interessante ver gente com histórias parecidas.

      Excluir
  6. cara ,vc me descreveu agora, ate chorei lendo seu texto, me afastei das pessoas ,me escondo ate hj para nao me verem como sou esquisito e tenho o rosto muito largo, cara ,nasci muito diferente da sociedade e isto é tao ruim , vc se sente um extraterrestre , como se nao fosse humano mesmo, no serviço sou um merda , e olha que ja tenho 26 anos e ate hj nao consigo me livrar disso , tento de todas as maneiras nao olhar diretamente para as pessoas para nao verem meu rosto esquisito e feio. sou um fracasso total , acho que so nao me matei ainda na esperança de algo inusitado acontecer ainda em minha vida ,tipo ganhar em alguma loteria e mudar minha vida financeira e consequentemente minha vida pessoal ,pois as mulheres vao começar a se interessar por mim pelo menos por causa do dinheiro ,vou ate curtir algumas, mas no fundo sentirei vazio, eu sei disso ,mas iria aproveitar . acho que isso dificilmente vai acontecer em minha vida, mas sigo com este pensamento me levando é acordar e tentar viver dia apos dia. obrigado cara pelo seu texto ,é bom saber que nao estou só ,fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me levando á acordar ,quis dizer

      Excluir
    2. Obrigado pelo relato, amigo.
      Também tenho 26 anos nas costas e sem muito sinal de melhora.
      É sempre complicado falar da nossa aparência e achar que ela em nada vai afetar nossa autoestima como algumas pessoas dizem. A verdade é que a maioria de nós se importa com a aparência sim e gostaríamos de ser mais bonitos.

      Alguns de nós vão em busca de se sentirem plenos com a beleza que têm, outros vão conseguir alguma felicidade nas coisas materiais ou outras coisas do mundo. Pessoalmente, pendo um pouco para o segundo grupo pois só essas coisas me fazem esquecer do que sou, mas sei que a primeira opção é que é a mais importante (e difícil).

      Obrigado a você pela resposta. Espero que encontre alguma paz e ache o seu caminho pra lidar com tudo isso. A vida não é fácil.

      Abraço.

      Excluir