domingo, 7 de agosto de 2016

Bromazepam: vício e abstinência

São quase 3h da manhã e, assim como ontem, não consigo dormir. Minha rotina tem sido essa: não consigo dormir por um dia e sou vencido pelo cansaço no outro, durmo por umas 3 ou 4 horas e muito mal. Já estou há quase uma semana sem o maldito Bromazepam e já é a segunda vez que tenho essa crise abstinência. Não tenho sono nenhum, meus olhos ardem, sinto uma falta de ar imensa que não passa com nada do que tentei.

Acho que já tem uns 6 ou 7 meses que comecei a tomar esse Bromazepam, resolveu meu problema com falta de sono na hora, mas acho que já estou viciado nisso. Desde que comecei a tomar esse remédio, simplesmente não durmo mais e tenho crises cheios de sintomas de ansiedade se fico um dia sem. O que me incomoda mais é o meu sono, quando durmo bem, geralmente tenho um dia melhor, mas é uma coisa que parece que me foi privada agora. Estou tentado a tomar muitos comprimidos do Rivotril agora (já que só um dessa porcaria não funciona) mas não sei se teria algum efeito colateral pior. Também não quero beber apesar de ter vinho aqui. Preferi vir pro pro computador e tentar me distrair reclamando da vida. Nem sei sobre o que foram as minhas últimas postagens, nem quero lembrar, mas devo ter vindo aqui só pra reclamar também, acho que é só pra isso que eu venho.

Vou no psiquiatra de novo essa semana e a primeira coisa que vou falar é que estou dependente desse remédio, não quero ficar tomando isso pra sempre, essas crises de abstinência são muito ruins e sei que quanto mais tempo ficar tomando isso mais vou ter que tomar. Quero ao menos tentar uma retirada gradativa, não sei, mas ficar tomando essa droga pra sempre não vai ser pra mim. Gosto muito dos efeitos do Bromazepam (gosto de dormir e até da sensação de inércia) mas acho melhor tentar parar. Coincidentemente, minha próxima consulta é no mesmo dia do meu primeiro dia de aula na nova faculdade, não sei se vou ou em que estado vou estar, mas preciso me preparar ou desisto de novo.

Acho que vou fechar os olhos e ficar quieto, tentar enganar o meu cérebro, vai que dá certo. Talvez a descarga de adrenalina baixe um pouco, com qualquer barulho fico assustado. Vou tentar


19 comentários:

  1. OI gostei bastante do seu blog também possuo um que falo sobre minha depressão gostaria que vc depois desse uma olhada nele.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Obrigado por passar aqui. Deixei uma mensagem no seu blog, mas para encontrá-lo tive que pesquisar no Google pois não o vejo na sua página do Google Plus. Pode postar links pro seu blog aqui se quiser, eu não ligo.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá! Li seu blog por curiosidade, pois já o conhecia em comunidades do antigo orkut. Como vc está? Já começou a faculdade? vc foi? Espero que esteja melhor na medida do possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kiara. Acho que sei exatamente de qual comunidade está falando. Sempre imagino o que aconteceu com todo mundo. Como você está atualmente?

      A faculdade começou e eu fui, não está tão ruim, tá ok.

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá...boa noite, espero que esteja dormindo...conseguido dormir.
    Tbm estou nessa de tomar remédios p dormir, diezepam, tomo 20 gotas, menos que isso só me faz ficar " na brisa" rs dai tomo 20 a 30 gotas p dormir, apagar literalmente por 3h após uns 30 minutos de ter tomado a medicação. Comecei a meditar através do youtube msm...meditação guiada...scaner do corpo...viciei em dormir com o fone no ouvido, fico escutando qq coisa até dormir e acordar e v q o som parou ou fone caiu e coloco qq coisa de novo, qq pessoa conversando e assim rolo a noite. Está dificil mas estou confiante q a consulta com o psiquiatra me ajude. Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anaí.

      Bom, não consegui dormir ainda não, são 3h agora e vim procurar o que fazer. Ficar olhando pro teto comigo não resolve.

      Ficar tomando essas coisas por um longo período de tempo não parece muito saudável, você já deve saber que pode criar dependência física e/ou psicológica. Já vi muitos relatos de pessoas tomando essas coisas pro resto da vida, não quero acabar assim de jeito nenhum.

      Sim, tenta ir confiante no psiquiatra, fala tudo, todos os sintomas. Acho que, se preciso, "obriga" ele a te ouvir. Tem psiquiatras que vão logo passando qualquer coisa e nem querem saber da sua história, acho isso muito ruim, tem consultório que parece ser fábrica de fazer de fazer zumbis.

      Espero que você se dê bem na consulta.
      Boa noite pra você. Abraço.

      Excluir
  4. Olá Skull
    Estou num nível alto de ansiedade com a consulta hj mas, confiante.
    Que luta ne, ficar até altas madrugadas acordado. Eu tbm n estava dormindo, estava a ler um livro.
    Obrigada pelo conselho, vou tentar falar o máximo que conseguir
    Bom dia ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Anaí, como foi a consulta? Será que ele passou algo diferente ou continuou no diazepam?
      Bom dia pra você.

      Excluir
  5. Estou na enésima tentativa de parar com o Bromazepam, que já tomo há mais de 10 anos, e já não me causa nenhum efeito benéfico. Não consigo mais dormir com ele. Estou há 4 dias sem, ontem estava ótima, mas hoje o bicho pegou. Apesar de ter dormido relativamente bem esta noite, estou com tontura, fraqueza e ansiedade a mil agora durante o dia. Pretendo aguentar firme desta vez. Estou tomando Cloreto de Magnésio que ajuda muito e Valerimed. Notícias sobre demência com o uso prolongado desses medicamentos me assustam. Não quero mais ficar dependente de algo que nem bem está me fazendo mais. Bom, já se passaram quase 3 anos, espero que tenha conseguido se livrar desses malditos remédios, e espero que eu também consiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, 10 anos de bromazepam?! Eu quase nem consigo acreditar nisso. Fiquei completamente viciado nele em pouco mais de um ano, em 10 anos não sei o que seria de mim. Valerimed eu já tentei, infelizmente não funcionava comigo. Hoje tomo o escitalopram e faço exercícios físicos. Foi uma luta fazer o desmame mas consegui tirar isso da minha vida e substituir por medicações mais leves.

      Excluir
    2. Boa tarde Silene e Skull, como foi o desmame de vcs com o bromazepam? A minha vó faz uso do Bromazepam e clonazepam há 5 anos, tem transtorno bipolar, e a psiquiatra decidiu tirar pra ela se adaptar só com outros estabilizadores de humor, próprio pra bipolar. Baixou de 3mg pra 1,5mg o Bromazepam, e retirou 0,25 mg de Clonazepam (antes era 0,5 mg). Infelizmente ela está no quadro de virada maníaca, em surtos, muito agitada, supomos que seja a abstinencia e infelizmente os outros remédios não seguraram (quetiapina e lamotrigina).
      Gostaria de saber como foi com vocês, quanto tempo demorou a crise, pois na próxima consulta em janeiro a médica pretende retirar os 1,5 mg de bromazepam, o que me deixa muito preocupada tendo em vista o quadro atual.
      Obrigada e muita força pra vcs!

      Excluir
    3. Oi, Carla. Então, o uso contínuo do bromazepam e alprazolam me trouxeram sequelas que sinto mesmo após mais ou menos dois após após a interrupção do uso. O meu maior problema, com certeza, foi a questão da perda de memória. Ainda hoje sofro com perda de memória recente. Faço algo agora e, alguns minutos depois, já esqueci de tudo o que fiz. Também sinto certo retardo mental, não consigo gravar tão bem o que vejo ou ouço como conseguia antes. Por exemplo: você pode me dar um tutorial completo de como fazer determinada coisa agora, alguns instantes mais tarde pouco lembrarei dos passos. Espero nunca mais tomar esse tipo de coisa na vida.

      Essa estratégia de retirar o remédio aos poucos não funcionou muito bem para mim. Eu chegava a tomar 4mg de bromazepam e retirar 1mg já irritou meu organismo. Tive que ter muita persistência e resistência.

      Como está o sono da sua avó? Os outros remédios estão conseguindo fazê-la dormir? Eu cheguei a passar quase 3 dias sem dormir, foi muito desesperador.

      Excluir
    4. Oi Skull. Depois dessa virada maniaca de dezembro, acabamos retornando com o clonazepam 0,25 mg e pra controlar o quadro subiu a quetiapina pra 300 mg, o que fazia ela dormir pelo menos algumas horas, meio "forçado"... Aos poucos ela foi voltando ao "normal", mas voltando ao quadro depressivo que estamos até o momento. Trocamos de psiquiatra 2x, mantemos os benzodiazepinicos por enquanto, tentamos sertralina e agora a desvenlafaxina como antidepressivos. Vejo um pouquinho de melhora com a desvenla, ela nao fica mais tanto na cama, está desenhando, cuidando do jardim, fazendo atividades, mas está sempre triste e reclamando que não está 100%, uma pena. Pelo menos o novo psiquiatra sugeriu acompanhamento com geriatra, até pra verificar o efeito a longo prazo do broma e clonazepam, pois talvez eles tenham causado uma perda cognitiva que torna os antidepressivos difíceis de agir. Infelizmente com a quarentena as consultas foram canceladas, e assim vamos tentando nos manter firmes, mesmo com o cenário atual não muito favorável. E você está melhor? espero que sim, muita força pra você nesse período! Obrigada por responder, eu que esqueci de ver meu email, Abs!!!

      Excluir
    5. Ahhh e ela outra vez tb já passou 3 dias sem dormir, e a gente que cuida fica desesperado junto. Dessa última vez não perdeu mto o sono, mas os pensamentos estavam tão desorganizados com mania de perseguição que tivemos que levar na emergencia psiquiatrica com medo de uma piora... 1 semana retomando benzodiazepinicos e subindo a quetiapina ela melhorou. Fogo né? Muito complicado, espero que você esteja estável na medida do possível rs Forte abraço!

      Excluir
  6. Olá. Tomo bromazepam agora a seis meses. Antes parando e recomeçando a tomar. Comecei por não conseguir dormir por ficar pensando muito nas coisas. O médico me disse que era fraco. 3 mg. Agora faz uma semana que estou sem o remédio tentando parar novamente e sem dormir estes dois dias. Azia, pânico noturno. Dor de cabeça. Tenho tremor no corpo as vezes. Dor no peito e taquicardia. Pra mim essa sensação no peito de angústia é a pior. Agora lendo seu relato entendi melhor o que está acontecendo comigo. Já ia procurar um cardiologista!! Vamos ver se consigo parar. Estou com a receita nas mãos me segurando p não correr p a farmácia. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3mg não acho fraco não. Isso aí já é o suficiente para derrubar muita gente. E a falta dessa medicamento causa isso mesmo: uma insônia terrível, muito difícil de lidar mesmo. Passou-se um tempo desde que você relatou isso aqui, como você está agora? Conseguiu parar ou acabou indo comprar na farmácia?

      Excluir
  7. Oi. Eu sei pelo que está passando. Tenho o mesmo problema, cheguei a tomar 32 comprimidos numa noite só. Estou na luta mas está difícil. Espero que você consiga. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 32 comprimidos em uma noite? Quais foram os efeitos colaterais?
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir