sexta-feira, 13 de setembro de 2019

A difícil tarefa de não se comparar aos outros



Pessoas mais atraentes que você, mais inteligentes que você, com mais oportunidades que você, com mais gana que você... a gente sempre encontra gente assim. Difícil é não se comparar e, a partir daí, traçar meio milhão de pensamentos negativos e destrutivos. Tendo a sempre juntar os pontos e ligar tudo isso que considero muito melhor nos outros do que em mim ao tempo que venho perdendo. Recentemente fiz 28 anos e o que não paro de pensar são coisas como:

"Fulano é mais novo do que eu, com essa aparência deve ter aproveitando muito";
"Ciclano já fez tanto com tão pouca idade. Olha como tá bem estável na vida";
"Com 25 anos, Beltrano já fez isso, aquilo, continua fazendo e tem vários planos. Não tenho ideia do que quero e, realmente, não quero fazer nada".

É uma inércia misturada com desesperança. Penso que há coisas que dificilmente conseguirei recuperar justamente por causa do meu maior inimigo: o tempo. Preciso trabalhar nisso.

2 comentários:

  1. Olá, isso acontece comigo também. Mas ouvi umas palavras (não lembro se no YouTube ou podcast) sobre como a comparação é cruel conosco. Cada um tem suas qualidades e defeitos, mas a gente tem a tendência a olhar as qualidades do outro e comparar com aquilo que acreditamos ser problemas nossos. E, ao invés da comparação ser usada para elevarmos nosso nível e evoluirmos, já reparou que toda vez que nos comparamos sempre ficamos para baixo? Aliás, essa foi uma das razões pelas quais apaguei minha conta no face. Menos pelos outros, mas muito mais pela minha incapacidade de lidar com isso.

    Em um dos livros do Tony Robbins, ele dá uma "receita" para evoluirmos em determinado ponto. É mais ou menos assim: pense em algo que você quer melhorar em você mesmo. A partir daí, liste umas 5 pessoas que são muito boas naquilo em que você quer melhorar. Com isso, estude o que essas pessoas fazem para alcançar esse nível de excelência e procure experimentar, adaptando o que fizer sentido para você. Parece lógico, não? Pense nessa dica dele para qualquer coisa que quiser melhorar. Pegando um dos exemplos que citou no seu post: ter ideia do que quer fazer. Pense nas pessoas que parecem ter tudo bem definido e acompanhe-as. Estude o que elas fizeram e, se possível, saiba mais sobre as histórias delas. É fácil encontrar biografias por aí e isso pode te ajudar.

    Então, tente virar essa chave de comparação para algo que agregue: aprender como tais pessoas desenvolveram tais coisas. Mas, e isso é o mais importante, lembre-se que Deus fez cada um de nós únicos, com qualidades e defeitos que nos tornam especiais e diferentes de todas as outras pessoas. Agora mesmo, reflita sobre as coisas que você tem de bom e que certamente muitas pessoas te admiram e talvez você nem saiba. Pra começar, você te dar três, pelo que posso perceber pela sua escrita: (1) coragem, por botar pra fora tanta coisa aqui; (2) sensibilidade, por perceber dificuldades nos outros e procurar ajudar; (3) boa escrita, você escreve bem.

    Logo, olhe mais para as suas qualidades e procure se comparar com os outros apenas para aprender como eles chegaram lá em coisas que você quer melhorar em si.

    Boa semana!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facebook e todas as outras redes sociais são um atraso na melhora de qualquer pessoa com problema de autoestima, muito bem lembrado. Vivo sem redes sociais há mais ou menos cinco anos e não me arrependo. Se mesmo sem elas estou assim, imagina com elas?

      Muito obrigado pelas dicas e pelos elogios. Olha, eu preciso mesmo fazer o que você falou: começar a olhar minhas qualidades, trabalhar nelas e evoluir. Também preciso parar de me comparar com os outros e substituir isso por estímulos positivos. Ao invés de me sentir derrotado porque não consegui isso e aquilo, preciso mesmo é fazer isso aí que você escreveu, estudar como as pessoas conseguiram o que queriam.

      Tenho tentado ser mais honesto comigo. Sei que tenho qualidades (mesmo que não sejam as mais valorizadas do mundo), sei que tenho habilidades (mesmo não sendo as melhores) e sei que há quem goste de mim. Acho que esse passo já dei. O negócio agora é tentar recuperar o tempo perdido e ter mais resiliência com relação à ansiedade.

      Muito obrigado pelo post!

      Excluir