terça-feira, 23 de março de 2021

Medo de ter um patrimônio

Quem já se deu ao trabalho de me acompanhar nesse esgoto de lamentações sabe que uma das minhas maiores dores sempre foi ser um pobre, um pé-rapado vivendo com os pais e tentando contribuir com alguma coisa (muito pouca) para não me sentir tão parasita. Há mais ou menos um ano atrás, perto dos 30 anos, finalmente consegui meu primeiro emprego de carteira assinada. O trabalho pagava muito pouco pelo que eu fazia, mas, no decorrer desse ano, chegaram a reconhecer que meu regime era de mais-valia e acabaram ajustando meu salário para algo mais justo. Comecei ganhando pouco mais de um salário mínimo e agora estou ganhando dois salários. O trabalho também me dá alguns benefícios como plano de saúde e isso acaba fazendo eu economizar em consultas com psiquiatras, que são profissionais caros.

Enfim, há algum tempo tenho pensado em finalmente sair de casa e tenho cogitado financiar um imóvel. Estou dando uma pesquisa e, ao que parece, em teoria, seria possível pagar. O problema é que, diferente da imensa maioria das pessoas comprando imóveis, não sou casado e nem vou compor minha renda com ninguém. Ou seja, consigo menos subsídio dos programas do governo e, se eu ficar desempregado, estarei fudido tendo que pagar prestações de R$ 700,00 sem ter onde cair morto. Mais um vez, sou um cara sozinho, então ficar sem emprego significa que não terei mais ninguém para me ajudar nessa empreitada.

O fato é que quero muito sair de casa. Queria ficar sozinho, na minha, longe de qualquer lembrança ruim que tenho dessa família. Creio que isso vá acontecer ainda esse ano, só não sei se dando todo o meu dinheiro para alguém por aluguel ou vendendo minha alma para o diabo (mais conhecido como banco), financiando um apartamento em 30 anos.

5 comentários:

  1. Olá, Skull

    Eu tenho um problema que decepciona a maioria das pessoas. Eu me considero realista, mas muita gente me acha pessimista. Mesmo assim, vou dar o meu conselho e depois vc vê se me considera pessimista ou realista e tome a decisão que ache a melhor para você.

    Não acho que seja bom vc alugar ou comprar uma casa agora, acho que vc tem que esperar mais. Se vc já viveu 30 anos se ferrando, dá pra viver mais uns 10 olhando pra cara da sua família pq as suas lembranças vão com você onde quer que vc esteja ou more.

    Então, o meu conselho é vc esperar mais um bom tempo e ir juntando um dinheiro. Como vc disse que quase não ajuda em casa, pelo que entendi, pq não tem muito condições, se vc alugar ou comprar uma casa, todos estes gastos vc terá que pagar sozinho. Tem luz, água, imposto que vc não vai ter com quem dividir e caso seja, aluguel, será pior ainda pois acho que aluguel é dinheiro jogado fora.

    Como vc disse, faz pouco tempo que vc está no trabalho e menos ainda com um salário um pouco melhor, então, sossega o facho aí na sua casa mesmo e vai juntando todo mês um dinheiro pra comprar a casa e ter uma reserva de emergência.

    Se vc sente que ajuda pouco em casa, fale que vc quer ajudar um pouco mais pra não se sentir tão parasita. Aí, vc ajuda um pouco mais, mas vai guardando dinheiro.

    Depois, vc pode pensar em comprar ou alugar.

    Acho melhor comprar e não alugar pq o aluguel vc pode pagar 30 anos e no final, vc não tem nada. O financiamento é melhor pq mesmo pagando 2 ou 3 vezes o imóvel no final ele é seu. Mesmo no financiamento, acho melhor vc juntar um dinheiro antes pra dar uma boa entrada para pagar o mínimo de juros.

    Pensa assim, se vc não consegue nem ajudar em casa direito, como vai ser quando tiver que bancar tudo sozinho? Caso vc perca o emprego, vc ficará com uma dívida e as vezes seus pais não poderão te ajudar (se eles forem rico, aí vc pode comprar o apartamento tranquilo).

    As vezes, isto de morar sozinho parece ser um sonho lindo e maravilho (coisa de jovem), mas quando vc mora sozinho, talvez não seja tão bom assim. Além do dinheiro uma coisa que vc tem que se perguntar é para vc, que tem depressão, seria bom morar sozinho ou vc se isolaria e ficaria ainda mais deprimido?

    Este é o meu conselho, vc está certo no medo de ter um patrimônio. No momento. Devo dizer tb que não sou uma boa pessoa para dar conselho sobre a vida, como vc sabe, se meus conselhos e decisões fossem boas minha não vida seria o que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu gostei bastante disso aqui. A verdade é essa mesmo, o pobre só se fode pra pagar as coisas essenciais para se manter. Estou pensando exatamente nisso aí que você falou, esperar um pouco mais para dar uma entrada maior e fugir dos juros. Em um financiamento, no final a pessoa acaba pagando quase dois imóveis.

      Mas eu não sei cara, eu já morei sozinho por períodos de tempos curtos e de aluguel (uma vez foi um ano e em outra 8 meses), e eu sabia que iria voltar para a casa dos meus pais, pois em uma ocasião só estava estudando e em outra arranjei um emprego temporário no interior. Realmente, o jovem acha que vai ser as mil maravilhas, mas é muito difícil, isso tenho ciência.

      Em relação à merda da depressão morando sozinho, isso MELHORARIA minha situação, não tenho a menor dúvida disso. Não aguento mais morar com meus pais, é um ambiente péssimo, cara. Quando passei um tempo sozinho passei por maus bocados, mas nada comparado a isso aqui não.

      Só uma dúvida, quais patrimônios você tem, Franciskolwisk? Tem algo de muito valor tipo um carro? Só para eu entender o que você sentiu quando adquiriu esse tip ode coisa.

      Excluir
    2. Olá, Skull

      Não posso dizer muito sobre o patrimônio de bilhões de dólares que tenho pq estamos num local público e eu posso sofrer um sequestro virtual, mas eu tenho 1 carro e 1 moto. E eu não considero estas coisas patrimônio.

      A moto eu comprei mais novo em um consórcio, então "fiquei" mais feliz. Mas nem tanto. Tipo... Eu nem sabia andar de moto direito e sabia que ia cair algum dia. Mas ajudou muito pq eu não precisava mais ir trabalhar a pé.

      O carro eu nem queria ter na verdade... Minha mãe tinha comprado este carro no meu nome pq acho que o dela estava sujo na época. Então, estava no meu nome, mas era dela. Depois de um tempo, ela queria comprar um zero (pq ela nunca tinha tido um carro zero na vida), aí quando fomos vendem o meu carro ofereceram um valor muito baixo. E se eu fosse comprar o meu próprio carro, eles venderiam por um valor bem acima. Então, ajudei ela a comprar o carro novo com um valor acima do que ofereceram e fiquei com o carro que já estava no meu nome. O carro está bem feio por fora, com a pintura descascada (mas eu acho que está com motor bom). Sabe aqueles carro de pobre que quando passa as pessoas pensam "este está fodido na vida"? Então... é o meu carro. hauhauha. O que eu senti quando paguei por ele? Me senti um trouxa pq eu nem queria ter um carro pq pra cuidar bem é muito gasto. E eu não cuido bem dele. A coisa boa é que me ajuda a ir no supermercado.

      Talvez eu seja muito diferente das pessoas normais. Mas este tipo de coisa "Comprar para ser feliz" não me engana mais.

      Excluir
  2. É complicado estar num ambiente que te faz mal, mas precisa ser bastante pragmático em algumas coisas. Toda vez que tomei decisões financeiras em momentos em que estava mais vulnerável emocionalmente, perdi dinheiro e acumulei dívidas.

    Como o colega disse acima, fazer um bom planejamento financeiro pensando lá na frente possa ser uma melhor opção. E, novamente aproveitando o que passei, vejo com bons olhos se preparar para lá na frente ter algo seu. Eu tive n oportunidades de fazer isso, mas sempre deixava pra depois. Hoje está muito mais complicado para mim.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que em coisa de dinheiro eu nunca tomo decisões no calor do momento, eu tento pensar por muitos dias e ver todos os ângulos da situação.

      Excluir