segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Me sentindo um lixo mesmo estando "melhor", ou "vai entender a cabeça de um doido"

Estou em uma crise de ansiedade terrível há 3 dias. Descargas de adrenalina constantes e toda aquela merda que sempre escrevi aqui desde 2014. 

Recentemente, mudei de emprego, tenho uma renda de quase o dobro da que ganhava quando comecei a trabalhar com carteira assinada (ano passado). Dei entrada em um apartamento. Surpreendentemente está sendo tranquilo pagar as taxas de obra e até a entrada que dei (cerca de 30k). Tenho um plano de saúde bom, a empresa me dá benefícios legais como R$ 800,00 pra eu gastar só com comida e o mais importante de tudo: como trata-se de uma empresa de outro estado, continuo home office e já me avisaram que continuarei nesse modelo de trabalho mesmo após a pandemia.

Então por que estou em crise? O motivo: gente progredindo na vida muito mais rápido do que eu consegui durante meus 20s anos. Acho que sempre vou me sentir um fudido, não importa o quanto eu ganhe ou conquiste. Já fazem alguns anos que eu suspeito que pra mim nada nunca vai bastar e eu sempre vou me odiar, mas parece que agora as coisas estão se confirmando, parece que sempre vou me sentir um lixo. Sinceramente, acho que preciso dar mais uma chance pra terapias, tentar de tudo de novo.

2 comentários:

  1. Sabe aquela coisa do gramado do vizinho parece melhor? Assim me senti quando li os dois últimos parágrafos do seu texto. Enquanto vc se sente mal por ver outras pessoas progredindo mais rápido do que vc, eu vi o que vc conquistou até aqui e pensei: "nossa, q da hora. como eu queria estar nessa situação também."

    Sei que precisamos buscar sempre melhorar, mas será que certas coisas valem a pena o esforço? Não digo para se acomodar, mas colocar no papel o que realmente importa pra vc e tb o que contará lá na frente.

    Como falei em posts meus, a vida passa voando e eu gostaria de ter sido mais pragmático no passado, buscando garantir a minha tranquilidade material no futuro ao invés de querer ser os outros.

    Sei que não é o objetivo do seu post, mas gostaria de te parabenizar pelo o que alcançou até aqui. Começar a ter um teto próprio é uma conquista e tanto. Sei que um teto não preenche alguns espaços, mas a falta dele traz preocupações adicionais.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Skull

    Espero que vc já esteja melhor da sua crise de ansiedade.

    Talvez o que eu diga te ajude um pouco. Pelo que vc disse, o motivo da crise de ansiedade é vc ver evolução das pessoas e comparar com a sua evolução. E a palavra chave aqui é: comparação. Evite fazer isso ao máximo. Li isto num texto do Rubem Alves e até procurei aqui pra te passar o texto todo, mas não achei.

    Então, evite comparações pq traz tristeza. Minha vida melhorou um tanto bom depois que li isto. E nossa vida é sempre cheia de comparações. Estamos sempre neste campo de batalha e é difícil evitar, mas tentar já ajuda.

    Outra coisa... eu acho que as pessoas que demoram mais pra conseguir as coisas constroem a vida numa base mais sólida. Enquanto os que tem as coisas de forma mais fácil não dão o devido valor, então perdem fácil também.

    Além disso, a vida é uma roda gigante. Uma hora vc está em cima, outra hora está embaixo. Acontece com todo mundo. Pode ser que essa pessoa que conseguiu as coisas mais rápido que vc tenha uma velhice bem triste no futuro longinquo.

    Outra coisa que ajuda na coisa da comparação: toda vez que vc se comparar a alguém melhor que vc, se compare também com alguém que está pior do que vc. Vai dar a sensação de que vc não é uma pessoa tão fodida assim.

    ResponderExcluir