quarta-feira, 30 de março de 2016

Sem ousadia, sem talento, sem emprego

Semana passada me bateu um desespero pelo fato de estar desemprego há tanto tempo que mandei um email para uma pessoa que conheci quando estava estagiando. É uma pessoa com muita experiência e bagagem de vida. Não mandei email pedindo emprego, só queria conversar um pouco, até mencionei que queria uma "luz" pois já não sabia o que fazer.

Ela me recebeu muito bem e tirou horas do trabalho dela pra falar comigo, não fiquei surpreso pois é uma daquelas pessoas bastante generosas, mas acho que mesmo assim ela não entendeu muito bem a minha situação. Não queria chegar falando que estou momento mais baixo da minha vida e isso tem me atrapalhado em arranjar alguma coisa, então me detive a falar sobre o mercado de trabalho (que também está muito complicado por aqui).

Inúmeras entrevistas, seleções... expliquei tudo pra ela e ficamos discutindo o fato de eu nunca ser selecionado. Ela me disse uma coisa  óbvia e que eu já sabia: minha falta de networking. Devido às circunstâncias, não conheci muita gente para me indicar pra nada e mesmo as que conheci até hoje evitei tentar alguma coisa. Por quê? Não sei, talvez por vergonha mesmo de pedir, talvez por orgulho ou talvez por achar que não mereço nada mesmo. Na verdade é assim que eu vou pra essas entrevistas, já vou achando que o selecionador não deveria me escolher pois sou incompetente no que faço. A coisa mais contraditória.

O fato é que minhas chances são reduzidas já que o meu circulo social é reduzido, não conheço quase ninguém e a pessoa com a qual conversei me disse que isso, definitivamente, é um grande problema. Só com muita sorte pra conseguir alguma coisa mandando currículo pra vagas que você vê na internet ou jornais ainda mais uma pessoa sem experiência formal. Mas até agora é só o que tenho feito, além de vez ou outra distribuir currículos sem esperança pessoalmente em alguns locais. Mas de novo. são só currículos, ninguém me conhece.

Ela também me falou que eu estou desesperadamente em busca de um emprego (formal), mas que trabalho ainda existe. Na minha área, na situação atual, eu teria que ser uma pessoa mais ousada e procurar alternativas... resumindo: tentar coisas que eu não sei se consigo fazer ou que acho que não tenho capacidade.

Saí de lá até com algumas ideias mas que não sei se sairiam do papel já que não sei por onde começar direito e, pra ser sincero, não acredito muito em mim, não mais.

Eu não sei, eu não tenho esse instinto de sobrevivência ou ambições na vida. Às vezes, parece que só estou esperando morrer mesmo (tive essa nítida sensação voltando no ônibus). Se fosse uma pessoa que realmente quisesse se dar bem acho que me daria. Só não sei até que ponto isso é falta de oportunidade, sorte, ousadia, competência ou um estado mental razoavelmente legal que me faça parar pra pensar em alguma coisa.

Só pra constar: mais uma vez meus remédios parecem ter parado de funcionar como deveriam. Novo recorde: 1 mês e meio.

2 comentários:

  1. enfrento o mesmo dilema que você, parei uns tempos para fazer um extra com plantação na roça e ver se a situação na cidade melhorava,hoje já estou a uns 2 meses parado, fiz entrevistas mas ninguém firma um acordo ou aceita fazer um teste, tenho muita experiência em comércio, no entanto a crise é uma realidade em todo Brasil, tenho apelado para concursos, procurado pelas redes sociais, e nas ruas, frequentemente mudando a forma do meu currículo.
    Vejo uma economia "quebrada", as contas batendo na porta e mês a mês mais difícil, concorrência x pouca oportunidade x família para sustentar. Tenho medo de minguar nessa busca, falhar com minha família, já tentei empreender negócio próprio mas, a crise é uma realidade para o trabalhador assalariado e o autônomo, penso que dessa forma mais uns anos não serei eu que acabarei parando mais sim um país inteiro.O jeito é não desanimar, ter fé e vontade de vencer, ser ambicioso, correr atrás de novas oportunidades e continuar se atualizando.sorte para você e excelente coluna, bem detalhada a realidade que vivemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Imagino que a sua situação seja ainda pior, amigo. Ter uma família pra sustentar deve deixar você muito mais apreensivo.
      Pelo que você relatou, me parece que você está tentando de verdade dar a volta por cima, espero que consiga e tenha força pra isso. Também vejo que nesse momento a situação do país não tá boa, muita gente desempregada e menos oportunidade. Pra quem não tem preparo mental pra lidar com isso, fica difícil também.

      Vamos ver o que vai acontecer. Obrigado por comentar e sorte por aí, todos nós precisamos de um pouco dela.

      Excluir