sábado, 18 de junho de 2016

Pânico de novo

Pra ser bem rápido e honesto, hoje tive outra crise de ansiedade só por me achar muito feio. Começou comigo levantando pela manhã sem nada de errado, tomei banho, comi, tudo certo até do nada me surgir esse pensamento na cabeça.

Em 5 minutos já tinha listado umas 20 coisas que eu odeio na minha aparência e não consegui pensar em nada que pudesse mudar isso. Foi quase um desespero instantâneo. Mais uma vez eu penso que nessa vida nada deu certo pra mim, nem mesmo a minha cara. Começo a me comparar com os outros e por aí vai... falta de ar, mãos suadas, sensação que vou morrer: "Mãe, acho que tô tendo outro ataque de pânico".

Não quis ir pra médico nenhum de novo, tomei logo tudo que tinha que tomar (só não enchi a cara porque minha mãe tá de volta) e foi melhorando um pouco. Passei o dia tentando fazer alguma coisa mas minha internet lenta não deixou, sair nem pensar também. Meia noite agora e não tenho sono, continuo com essa sensação de desespero presa na garganta mas aí já pulou da minha feiura pra um monte de coisas que já falei nessa porcaria de blog.

Não sou o que eu queria ser, infelizmente. Que merda.

7 comentários:

  1. Acho que a maioria de nós não é o que queria ser. Só nos resta ter paciência, mudar o que se consegue mudar e se aceitar.
    Desejo muita força a vc nessa batalha q sei q não é nem um pouco fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser, a maioria de nós não é o que quer e o caminho é aceitar a realidade e mudar só o que tem como ser mudado, ser mais pé no chão. Por que será que pra algumas pessoas essa aceitação é mais difícil? Essa é a pergunta que eu me faço.

      Obrigado. Desejo o mesmo pra você.

      Excluir
  2. Insatisfação com a própria aparência é um grande problema pra mim também. Eu não tenho crises de pânico ao pensar nela, mas fico bastante irritada quando faço isso.Ter uma aparência ruim atrapalha muito a minha vida. Eu já deixei e deixo de fazer muitas coisas por causa dela. Andei refletindo sobre o que mais me impede de seguir nos meus estudos de chinês, por exemplo, e embora pareça não fazer muito sentido, percebo que me sentir tão feia assim é um dos principais motivos. Como eu não consigo aprender nada simpelsmente por hobby, preciso de lago que me motive a não desistir de estudar. Algo que me motivaria é saber que eu poderia trabalhar com aquilo que eu estou aprendendo. Mas tendo essa aparência ruim, sinto que eu nunca conseguiria encarar as pessoas pra dar aula de idiomas, por exemplo.

    Recentemente deixei de fazer duas coisas por causa da minha aparência. Uma foi ter deixado de ir a uma agência de viagens para saber sobre trabalhos voluntários fora do país. A moça da agência ligou pra mim e disse que eu poderia passar lá, sem comprimisso algum, apenas pra saber melhor como funcionava esses trabalhos, orçamentos etc., mas eu não fui porque comecei a imaginar que não seria bem tratada, pois, a julgarem pela minha aparência, deduziriam que eu nem tenho dinheiro, nem instrução acadêmica sufiente pra fazer um negócio desses.

    A outra situação, foi ter recusado o convite de um colega de infância para visitar a nova casa dele. Não fui por vergonha da minha aparência. Não vergonha apenas de ele me ver como estou, mas vergonha e desânimo também de andar pelo bairro dele (onde moram pessoas com um melhor poder aquisitivo.

    Enfim, essa aparência me paralisa. Ela atrapalha a minha socialização, os meus estudos, o meu bem-estar... Tudo!

    Foi só um desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que já li e que tento colocar na minha cabeça é que se todo mundo fosse igual então o mundo não teria graça. Além disso, se todo mundo fosse perfeito em tudo, não precisaria de mais ninguém, então as diferenças estariam aí pra somar e não fazer a gente se sentir só. Agora eu acho difícil tentar interiorizar essa coisa de ser "único", né? Seja por isso desencadear reações como pânico ou por ser uma coisa que você já lida há muito, acho difícil. É como se na teoria fosse tudo muito bonito, mas na prática a gente fica pensando "Por que logo eu?". E isso é uma coisa que até já escrevi aqui: é só uma vida, uma chance, e essa coisa de saber que você é você, e não vai mudar de corpo ou cabeça, não é fácil de lidar pra todo mundo.

      Acho que é como a colega mais acima falou, a maioria das pessoas não é exatamente como quer e só nos resta aceitar isso. Não faz mais sentido remoer esse tipo de coisa, já tá mundo mesmo, fazer o quê? Isso a gente pode pensar em momentos mais calmos, mas na hora do desespero só vê as piores coisas (ou as coisas ficam ainda piores caso você passe a maior parte do tempo se sentindo péssimo).

      Sim, não gostar do que você vê no espelho, sentir até vergonha de ser visto atrapalha muito. Fico tentando entender a razão de me ver dessa forma, hoje só tenho teorias e nenhuma resposta. Mas como falei em outro momento, é estranho simplesmente nos acharmos assim, acho difícil uma pessoa se ver como um completo lixo por nada. Quer dizer, como sabemos que somos feios ou bonitos se não por alguém ou alguma coisa te falando sobre isso? No fundo isso me conforta, prefiro acreditar que alguma coisa externa mexeu ou mexe comigo ao ponto de fazer com que me veja desse jeito mesmo que eu não saiba o que foi/é.

      Com relação ao fato de você não ter ido a esses lugares que queria, bom, acho que compreendo. Talvez não totalmente (cada um senti de uma forma diferente), mas entendo que o problema é chato. Interessante eu acho o fato de você achar que o que te incomodaria seria as pessoas pressupondo que você não tem dinheiro e por isso não deveria estar ali. Isso é uma coisa que eu ligo pouco, nesse sentido eu acho que não me preocupo. O negócio é que na minha cabeça essa ideia de uma hierarquia entre as pessoas é determinada também pela beleza, o que sei que é um absurdo.

      O que você falou sobre não dar continuidade nos estudos faz sentido pra mim. Mas aí eu acho que se a gente parar pra pensar nos benefícios disso ao invés das dificuldades, será melhor. Seria difícil dar aulas de idiomas? Seria, mas alguma coisa boa sairia daí, nem que fosse só o dinheiro pra alcançar um sonho maior. Não sei, tento pensar dessa forma.

      Dependendo do que é, acho que só com muita terapia mesmo, Chan. Terapia e alguma força de vontade, eu acho.

      Excluir
  3. Oi, er... pior é que eu te entendo, eu queria muito ser outra pessoa e ter outra aparência, é tao ruim não se sentir bem consigo mesmo... mais fazer o que, vamos tentar mudar o que conseguirmos e se não, bom... teremos que aceitar por hora.
    Eu espero que dê tudo certo para você ☺

    ResponderExcluir
  4. Mas se você tem o rosto feio... Tentou compensar com emagrecimento/musculação???

    Eu sempre fui um mediano de rosto, nada que afugentasse os outros mas que também não fizesse alguém suspirar de paixão, mas sempre tive sobrepeso, até que resolvi emagrecer e fazer musculação. Hoje @s gatinh@s costumam olhar pra mim. Não peguei nenhum@ del@s porque sou tímido e inseguro demais, mas já é um começo, um afago para a auto-estima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Musculação já cogitei por muito tempo, mas nunca fui. Acho meu corpo feio também. Eu sei que ninguém começa cheio de músculos, mas fico pensando no stress a curto prazo que isso me daria e desisto da ideia. Hoje eu só caminho pra perder um pouco de peso mesmo, tem dado meio certo.

      Bom que isso tem funcionado pra você, espero que continue funcionando e vá quebrando essas barreiras.

      Obrigado pelo comentário. Abraço!

      Excluir