quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Reflexões antes do Natal

Não lembro se já falei especificamente do Natal aqui, também não quero olhar o histórico de postagens, acho que vou escrever sobre isso mesmo e não importa se é tópico batido. Mais uma vez tô aqui pra escrever coisas do momento, quero ir escrevendo qualquer coisa, então tanto faz.

Há algumas horas atrás fui pego outra vez de surpresa por uma situação que despertou meu pior sentimento: ódio de mim mesmo. Tento evitar, faço de tudo, fujo de situações, não falo com quem acho que não deveria falar, não olho o que acho que não deveria olhar, mas mesmo assim alguma coisa sempre aparece pra fazer minha cabeça me falar que eu não valho nada. Essa coisa me fez pensar em várias outras mas no final me fez pensar no Natal.

Essa época do ano... queria voltar a contar os meses e dias para o Natal. Gostava de andar de carro vendo as luzes e o clima das pessoas. Não era muito bom na minha casa, mas gostava do que via por aí e como as pessoas se comportavam. Era uma época de alívio até certo ponto da minha vida.

O que me deixa desapontado é que hoje só consigo pensar que "é mais um Natal" e penso isso com muito pesar no coração. Há anos tento me esconder dessa data, não quero mais saber de nada relacionado à isso, evito andar por aí pra não ver nada que remeta a esse dia e época. Me faz mal saber que não estou comemorando o final de um bom ano de novo. É óbvio que os anos e datas são só representações simbólicas de uma coisa que é só a nossa percepção: o tempo. Porém, colocando as coisas que me aconteceram durante o ano em ordem cronológica, vejo que há muitas lacunas, isso me desanima e o Natal, na minha cabeça, representa o ápice do fim desse ciclo. Acho que tem a ver também com o fato de sentir que a minha vida sempre foi uma perda de tempo e não sinto que nada de muito legal já chegou pra me preencher. Essa data me faz pensar sobre isso. Até tento não pensar nisso, mas isso tá em tudo: na TV, internet, em todas as esquinas da cidade cheias de gente decorando as casas e saindo pra comprar presentes...

Acho que meu contato com as pessoas é tão pouco que me causa medo, surpresa e até certa estranheza quando vejo muitas pessoas reunidas para comemorar uma coisa como essa. Sinto que isso não é pra mim, não pertenço, é quase como se não pudesse, é quase como se estivesse sendo falso comigo mesmo e tentando virar uma pessoa comum que o meu inconsciente teima em dizer que não posso. Eu gostaria, mas é como se não pudesse. No final do dia vou sempre lembrar de alguma risada ou coisa legal que fiz ou presenciei e minha cabeça vai dizer que fiz um papel ridículo querendo sem uma pessoa "normal". Só consigo pensar que isso é ódio a mim mesmo.

Eu não odeio o Natal. Por vezes me odeio e por isso não consigo aproveitar essa data. Amanhã vou ficar na minha, arranjar um jeito de ver o tempo passar, quem sabe ficar bêbado aqui no meu quarto.


8 comentários:

  1. eu sei como vc se sente, tb me sinto assim
    hj estava no centro comprando presentes de natal, e me senti muito mal e angustiada, me perguntei pq não posso ser como as outras pessoas q simplesmente conseguem se divertir
    as vezes tenho vontade de fugir ir embora para um lugar q não conheça ninguém, mas sei que o problema não são as pessoas e sim eu
    mais um ano que se passa e eu não fiz nada de interessante
    mas enfim um dia após o outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "um dia após o outro", "um ano após o outro"... Tenho medo disso virar uma "década após a outra".

      Acho a mesma coisa que você, mesmo tentando me esconder nessa data, o problema tá comigo, vai ser difícil acabar com isso.

      Excluir

  2. Caramba! Me identifico com tudo isso. Exatamente isso Skull.

    Chega uma hora que a gente cansa de fingir para os outros, e se torna até impossível de fingir p nós msm.
    Esse ano n me reuni com a família, escolhi e decidi ficar sozinha, com a minha realidade.

    Quem sabe no próximo Natal tudo muda.

    P melhor! P nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu realmente queria gostar muito disso tudo? É como falei no texto, queria voltar a ter aquela felicidade de criança nessa época do ano ou alguma coisa parecida. Olha, já teve ocasiões nas quais eu achei certas situações legais. Porém, no final das contas, sempre acabo tendo coisa ruim pra adicionar na minha conta.

      O Natal do ano que vem deve ser melhor.

      Excluir
  3. Natal é uma data péssima para nós depressivos, mas assim como tds os anos sobrevivemos!
    Esse blog foi um bom achado, pois faz com que não nos sentimos tão estranho e vemos que muitas pessoas passam pelas mesmas coisas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você por passar por aqui, David. Eu gosto de saber que não é possível que eu seja o único tendo problemas por aí. Acho que todo mundo pensa isso de vez em quando, que só a gente está à beira do precipício. Ilusão.

      Excluir
  4. Já pensou na possibilidade de fazer psicologia?
    Nem todo mundo gosta de ver o comportamento das pessoas.
    Permita-me te indicar um livro,(vc deve gostar de ler, pois escreve muito bem)
    Descubra a fonte de seus pontos fortes. Vc pode se surpreender com o teste final. E todos temos, só não sabemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Nunca pensei em fazer psicologia. Por mais que goste de ver o comportamento das pessoas, não gostaria de tentar ajudar as pessoas a encontrar seus caminhos. Não que eu não quisesse, mas isso me causaria muita ansiedade, não gosto de interferir na vida dos outros mesmo que inconscientemente. Quer dizer, se eu fosse psicólogo, ficaria com receio de dizer um "A".

      Obrigado ela indicação, nunca tinha ouvido falar desse livro. Interessante que li um livro de tema parecido há alguns dias. Adicionado à lista.

      Obrigado por comentar e um bom dia!

      Excluir