domingo, 11 de dezembro de 2016

A dor da perda e a dor de nunca perder


Nas últimas semanas, por um comentário que ouvi em uma conversa e uma outra coisa com a qual me deparei, comecei a pensar novamente sobre essas duas dores diferentes: a de perder uma coisa e a de nunca ter tido coisa alguma.

Fico imaginando o que é pior. Aliás, nesses últimos dias nos quais estive pensando nisso com mais foco, acho que entendo a razão pela qual acho que as pessoas não me entenderiam se me abrisse para elas e por isso evito esse tipo de coisa. Acho que, ao contrário de grande parte das pessoas que sofrem com esses problemas e até das que leem essa porcaria de blog, não sinto que perdi alguma coisa e por isso estou do jeito que estou. É totalmente o contrário, sinto que nunca tive coisa alguma que me trouxesse alguma paz ou felicidade plena, e isso me chateia muito.

Não tive nenhum amor, nenhuma grande paixão, nenhuma grande meta cumprida e que eu realmente quisesse. Também não tive grandes memórias relacionadas a coisas que me faziam muito bem quando era mais novo, não tive nenhum apreço que me fizesse sentir importante para alguém de verdade, tão pouco tive meu apreço por outras pessoas retribuído durante quase toda a minha pouca vida. Então é assim, são 25 anos mas ainda esperando a vida "começar". E o tempo aos poucos vai passando e isso fica preso na gente... e daí que há dois anos atrás eu estava pensando a mesma coisa e há três e quatro anos atrás também. E a aí a gente acha que nunca vai chegar a nossa hora, não vamos nos apaixonar por nada, até porque não sabemos como é isso, não temos parâmetros, não dá pra pensar "como queria voltar para aquela época". Não teve "aquela época" e mesmo se teve não me lembro de ser tão boa.

O ponto é que a dor da perda deve ser ruim mesmo, especialmente se você perder algo que te trazia um bem-estar genuíno. Só acho que causa estranheza às pessoas quando alguém diz que sofre com o contrário. Me acho um ser tão incompleto por isso. Uma pessoa sem história, sem experiências, com pouca coisa por dentro.

11 comentários:

  1. Sinto o mesmo.
    Também nunca tive nada pra perder.
    E viver assim, sem nada, é tão triste, vazio.
    Não ter razões pra acordar pela manhã ou motivos pelos quais se alegrar...
    Torna a vida vazia e a saída disso tudo mais difícil ainda.
    Ao mesmo tempo que é bom saber que mais alguém sente o mesmo, também é horrível, porque não desejo isso pra ninguém...
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, acordar sem saber exatamente o que tá procurando por aqui. É decepcionante não saber o que te anima de verdade ao ponto de perseguir isso.

      Abraço.

      Excluir
  2. eu sinto o mesmo, esses dias estava pensando em como a minha vida esta passando e eu não estou fazendo nada de útil nela, isso me causa uma agonia e um desespero, as vezes acho q um dia vou acordar de manha com 50 anos sem ter feito nada, mas o importante é continuar e lutar....
    vc não esta sozinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegar nos 50 e ter a sensação de que não fez nada deve ser a pior coisa mesmo. Dá pra imaginar a perda de tempo? Pior que é possível. Espero que não te aconteça isso.

      Excluir
  3. Bom dia,tarde ou boa noite Skull!! Te entendo o que é isso e é ruim mesmo achar que nossa vida não teve nada de excepcional para contar ou algo do tipo, se não achou ainda um amor que te tirasse o sono e depois virasse lembranças para poder se lembrar que teve algo na vida, mas vc sabe que a vida vai além do que ter alguém pra se lembrar de algo tá?? Está sozinho não significa que você é sem sorte no amor ou algo do tipo, solidão é a melhor companhia que podemos achar hj em dia,porque as pessoas (boa parte) estão muitos interessadas no ter do que sentir, saiba que todos temos história e creio se olhar cada detalhe, cada luta que passou, o mais importante, você conseguiu até aqui hoje né?? Isso é uma lembrança sem igual, cara, as vezes desistir parece a única saída pra tudo, só que sabemos que não resolve tudo, vc precisa dá a cara ao tapa e seguir, msm q a caminhada seja árdua. A vida é uma grande guerra, soldade rss, não podemos voltar pra casa depois de um ferimento ou algo do tipo, precisamos chegar no outro lado e vê o que nos espera. Meio tosco e chato, mas espero q melhore tá?? Abraços :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, quando falo de "algumas paixão" estou me referindo à qualquer paixão mesmo, pode ser uma pessoa como você falou, alguma atividade, coisa... sei lá, qualquer coisa mesmo.

      Eu acho que concordo com você (acho, não tenho certeza) quanto à solidão ser a nossa melhor companhia. Você tá certíssimo, a maioria das pessoas me parece muito mais interessadas em ter e não em sentir ou chutam você pra escanteio quando você não tem nada pra oferecer. Só digo que não tenho certeza se concordo com você quanto à solidão pois não conheço, não tenho certeza sobre até que ponto convivo com ela porque acho melhor assim ou porque tenho dificuldade em me envolver com os outros. Um dia espero ter essa resposta.

      Sim, soldado, isso aqui é uma grande guerra em todos os sentidos.

      Obrigado por escrever aqui, abraço.

      Excluir
  4. As vezes algumas respostas são respondidas com o tempo ou você simplesmente nem precisa mais dela!! Tente andar de bicicleta, sério, meio que serve como terapia para mim, andooo altas distâncias e me sinto livre em algum momento, pode ser temporário, mas precisamos de um cantinho no universo que podemos chamar de nosso, ache o seu cantinho e não ligue se não fizer sentido para ninguém, tem que fazer sentido pra ti, sei que conseguirá!! Abraços

    p.S Me chama de Guilherme LOL, Francisco é muito formal kkkk!

    ResponderExcluir
  5. quando eu tinha 15 anos eu estava muito muito mal, pensava em matar e sentia que não havia lugar pra mim no mundo. E me sentia cada vez pior, porque eu era popular na escola, tocava em uma banda, tirava notas boas, meus pais eram de boa, mas um fato que pesava mais do que isso era o de que eu havia sido estrupada quando tinha 6 anos, na época não sabia do que se tratava, então nunca disse nada para ninguém, até porque achava que aquilo era normal. mas com o passar dos anos eu fui entender do que se tratava e comecei a me sentir um lixo, só falei a respeito disso com uma pessoa, meu namorado. Nós nos conhecemos na festa de aniversario de uma amiga, ele estava tocando violão e me aproximei pra ouvir, e quando todo mundo foi embora ficamos apenas eu ele minha amiga e uns pingados de pessoas, nós conversamos e enfim depois de muito papo começamos a namorar, isso foi a 6 anos atras. eu o conheci quando só pensava em me matar, e aos poucos ele foi me puxando pra fora do abismo em que u me encontrava, ele era romântico e dizia que me amava sempre que tinha a oportunidade, mesmo eu nunca dizendo isso pra ele, levei 2 anos para dizer que eu o AMAVA, e por DEUS eu o AMAVA MUITO. ele era sargento no quartel, e ele foi escalado para ir ao haiti ajudar com a trajedia que havia ocorrido na epoca, nós brigamos eu fiquei mal, resolvemos tudo e chegou o dia dele ir. se passou um mês e estava perto dele voltar quando ele sofreu um acidente de carro e não aguentou e morreu. minha alma e tudo que havia em mim morreu naquele dia. tudo havia perdido a razão para mim, mas mesmo assim eu não conseguia pensar em me ferir de alguma forma, porque sabia que ele não iria querer isso. a dor era insuportável, imensurável. fiquei assim por aproximadamente 7 meses, sobrevivendo sem razão para viver, porque minha razão de vida havia ido embora.

    Um fato importante que não contém de proposito, Renan, que meu grande amor, e eu havíamos feito uma capsula do tempo, sugestão dele, no nosso aniversario de namoro de 1 ano. Eu não vi o que ele colocou na caixa e nem ele viu o que eu havia colocado. juramos que só desenterraríamos depois de 5 anos. Ato que eu tive que fazer sozinha, e quando abri a caixa, dentro tinha o diário dele do ano em que nos conhecemos, ali havia tudo oque ele sentia por mim. Não sei explicar o que eu senti, mas arrependimento com certeza era um dos sentimento que me rondavam naquele momento, arrependimento pelas coisas que nunca havia dito a ele, fui falar com a mãe dele uma semana depois e entregar o diário para ela. Falei pra ela como eu me sentia e ela me disse que eu deveria ficar feliz e agradecer porque eu fui abençoada com um amor verdadeiro, mesmo sendo tão jovem, e que muitas pessoas nesse mundo nunca saberiam o que é isso e que ela estava feliz por que o filho dela ter amado.

    Enfim eu só queria colocar isso pra fora, e contar pra alguém. Até hj eu sinto que falta algo em mim, um pedaço que nunca vou preencher. Acho que nunca amarei de novo, mas fico feliz pelo fato de ja ter amado nessa vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sua história emocionado.

      Sinto muito, de verdade, pela sua perda. Acho que ao contrário do que diz a minha postagem, você passou pelo contrário: perdeu muito. Essa é uma coisa que não consigo imaginar exatamente. Só imagino que deve ser uma coisa muito triste.

      Ver a pessoa que mais importava pra você ir embora deve ser doloroso mesmo. Se você conheceu ele quando estava passando por um período muito difícil, me parece que de alguma forma isso te fortaleceu pra continuar viva depois da tragédia.

      O diário que ele deixou também deve ter mexido muito com você. Ao menos você sabe que aquilo tudo era verdadeiro. Talvez não tenha falado com muitas palavras pra ele, mas as ações mostram o suficiente, pelo menos é isso o que eu acho.

      Acho que só uma coisa que posso te dizer com alguma propriedade: todo esse passado ruim que nós temos, de alguma forma, nos deixa mais resistentes a alguma coisa. Deixam muitas marcas (e como deixam) mas eu acredito que nos deixa mais forte em alguma coisa mesmo que seja mais resistentes à tentações nocivas contra nós mesmos. Por exemplo, creio que se meu passado fosse tão bom ao ponto de não saber o que é infelicidade, provavelmente, desistiria com qualquer tristeza que aparecesse na minha frente. Prefiro pensar que tudo de ruim que já me aconteceu me testou e hoje sou mais forte. Sinceramente, não sei se essa lógica está certa, mas me conforta pois dá algum sentido à tristeza e todo esse passado que considero vazio dentro de mim.

      Agradeço pela sua postagem e desejo que ache novamente esse pedaço que falta na sua vida, seja ele o que for. Tomara que encontre paz.

      Abraço.

      Excluir
    2. é muito doloroso, mas como vc disse, tudo isso apenas me fortaleceu. Hj já com 21, percebo que ele ainda continua me salvando de mim msm, o diario, as palavras nele escritas são fonte de força pra mim. muito obrigado por ter me deixado escrever aqui um pouco da minha dor.

      Excluir
    3. Sabe o que me consola? Apesar de tudo ainda sou novo, tenho uma vida pela frente e quero que seja boa. Você é ainda mais nova do que eu, acho que ainda temos muito tempo pra consertar o que tem de errado. Um dia chegamos lá, esse dia tem que chegar.

      Não sei como você sente esse luto pois não tenho essa experiência. Só espero que fique melhor de alguma forma.

      Abraço.

      Excluir