domingo, 23 de abril de 2017

Não acredito em casamento



"Casamento não dá certo". Na minha cabeça, essa é a regra e tem as exceções. E mesmo dentro dessas exceções, ainda desconfio muito.

Minha intenção não é ferir ninguém que está lendo isso aqui, até porque sei que isso deve ser coisa da minha cabeça como vou explicar mais adiante. Eu só quero tentar ser o mais honesto possível comigo mesmo, escrever sobre isso e, quem sabe, ler quem pensa involuntariamente coisa parecida ou mesmo que pensa o contrário.

Quando ouço alguém falar que é feliz dentro do casamento eu penso uma das quatro:

1ª) A pessoa é infeliz e quer manter a aparência. Pior do que ter uma vida conjugal de merda é as pessoas saberem que essa vida é uma merda.

2ª) A pessoa é infeliz, não liga tanto em manter as aparências, mas está tentando se enganar dizendo que está tudo bem e que a vida é assim mesmo. Parece que o destino de todo mundo é ter um relacionamento assim e é melhor aceitar quando isso acontece de ser uma desgraça; Fingir para si mesmo que tá tudo legal (ou mais ou menos) é muito melhor. Me vem na cabeça que é um jogo psicológico contra si próprio.

3ª) A pessoa está feliz, mas só está curtindo os primeiros meses ou anos juntos. Mal sabe ela que tudo vai acabar como a 1ª ou 2ª opção, especialmente quando os filhos chegarem. Algo que, aliás, já constatei ser a grande pólvora para explodir a paciência dos casais que nem sabem o porquê de terem se casado ou achavam que sabiam mas estavam enganados.

4ª) A pessoa é feliz e realmente aparenta naturalmente ser mesmo depois de tanto tempo.

Isso tudo vem só de observações minhas e exemplos que vejo, alguns mais pessoais, outros não. O fato é que 99% das vezes que olho pra cara de pessoas casadas não consigo sentir felicidade alguma. Geralmente, vejo muito tédio e aquela aceitação de que as coisas vão ser assim mesmo e é melhor engolir pois ninguém quer morrer sozinho.

Tenho poucas ocasiões sociais nas quais vejo pessoas casadas mas, quando vejo, me parecem pessoas infelizes com aquilo tudo ou, no mínimo, entediadas. Não consigo sentir nenhum tipo de alegria genuína, sinto no máximo um companheirismo que por vezes me parece que foi forçado por pressão social.

Outra coisa é aquilo que ouço em conversas por aí: tem pessoas, especialmente homens, que não fazem questão nenhuma de fingir que o casamento não os satisfaz.  Dia desses uma pessoa estava falando comigo (aparentemente sem motivo nenhum pois não pergunto nada sobre esse tipo de assunto) de suas aventuras extraconjugais, de como periodicamente traía sua mulher. Não consegui resistir e fiz a pergunta: "Mas porque você casou então?". E a resposta veio do jeito mais natural e espontâneo possível: "Pra não ficar só. O cara tem que ter uma pessoa".

"Mas, Skull, casamento nenhum é perfeito, é preciso entender isso". Não deve ser perfeito mesmo. Só que a coisa que mais vejo é casal brigando, falando grosso um com o outro, perdendo a paciência, fazendo até ironia. Se essa é a felicidade que demonstram em público quando "deveriam" manter as aparências, como será que é quando estão sozinhos? Só consigo pensar que é uma droga ou a tal felicidade que essas pessoas falam e dizem que têm é sexo certo todo dia. É involuntário, mas penso assim na maioria das vezes mesmo. Apesar de querer uma pessoa na minha vida, não quero acabar assim, mas acho que as chances de dar errado são altíssimas.

Como disse no início, isso deve ser coisa da minha cabeça. Pelo menos prefiro acreditar que é. Não tenho essa experiência então talvez tenha alguma coisa aí que não consigo captar nos outros. Ou, talvez, me baseie demais em exemplos ruins que vi e vejo.

Há alguns dias atrás estava sentado no ônibus e um casal de velhinhos entra. Eles passam pela catraca e vão pro fundo, os dois com sorrisos estampados na cara. Estavam rindo mesmo, fazendo piadas. De repente, os dois se abraçam, o senhor apoia a cabeça no ombro dela e pergunta num tom de interesse verdadeiro: "Vai fazer o que quando chegar em casa?". Fala como quem realmente quer saber e não como quem quer dizer "Mulher, vai ter o que pra comer hoje?". Ela responde fazendo graça e os dois não param de rir. Ficam assim até eu descer e, sem saberem, me deixam pensativo .

Escreveria uma bíblia sobre o que achei daquilo e como aquela situação contradizia tudo o que a minha cabeça pensa normalmente à respeito. Na verdade, escreveria outras coisas que não escrevi aqui, mas acho que já foi o suficiente por hora.

12 comentários:

  1. Olá skull esses dias estava pensando em como as pessoas tem uma falsa felicidade , tipo quando eu estava bem depressiva , resolvi sair com alguns amigos para ir a balada e fazer coisas que não faço ultimamente foi a minha primeira vez lá , bebe dois copo e dancei a noite toda , olhava para as pessoas ao meu redor e todos se divertindo por mais legal que estivesse sendo eu me pegava pensando se essas pessoas eram como eu , fingindo uma falsa felicidade pelo menos por algumas horas!!!
    As vezes me pego pensando se é assim a vida onde as pessoas fingem uma para as outras o quanto suas vidas são boas e no final tudo é um saco, oque vc acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um pouco difícil de falar de "falsa felicidade", Debora. É por isso que tento não ter certeza de que as pessoas estão infelizes na situação que estão.

      Primeiro: Não tem como a gente saber se a pessoa tá feliz ou não, só ter impressões mesmo. Segundo: Mesmo que as pessoas estejam se enganando, falando pra si mesmas que estão felizes, isso nas as faz felizes de verdade? Confesso que também não tenho certeza.

      Com relação à esse pessoal que vai pra balada. Esse pessoal também me parece um mistério. Muita gente por aí diz que a maioria das pessoas ali têm uma falsa felicidade, mas que a maioria ali parece estar bem, ah isso parece! Pode ser só impressão minha pois, no momento, têm semblantes felizes, mas normalmente acho que estão bem sim. Agora pode acontecer de a maioria delas estar tentando fingir que estão bem assim como você relatou. Vai saber?

      Tendo a achar exatamente isso que você falou nas últimas linhas: as pessoas estão fingindo que estão bem na maior parte do tempo. Porém, não acho isso muito legal, faz a gente achar que o mundo todo tá ruim. Quanto menos pessimismo nas nossas vidas, melhor.

      Excluir
    2. Obrigada , afinal todos nos estamos buscando ser felizes de um jeito ou de outro , espero conseguir isso um dia e que vc tb :)

      Excluir
    3. Espero que um dia achemos a felicidade com ou alguém ou sem alguém. De uma forma ou de outra tem que chegar.

      Excluir
  2. Entendo o seu ponto de vista. Acho que o negócio é se relacionar com uma pessoa que antes de tudo seja sua amiga, assim tem mais chances de dar certo. Como você disse hoje em dia muitas pessoas só estão juntas para não ficarem sozinhas, e é esse o erro, acho que só devemos estar com alguém quando realmente sentimos que aquilo é o correto. Mas acredito que a vida seja assim, você pode amar uma pessoa e pode ser que não dê certo ficarem juntos, por vários motivos. Porém quero acreditar que é possível viver para sempre com alguém, assim cultivo a esperança de um dia achar essa pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Acho que procurar uma pessoa que seja amiga é essencial mesmo. Porém, mesmo assim, tendo a ter uma descrença nisso tudo. No final de tudo, acabo por achar que as pessoas vão ficar entediadas umas com as outras e a coisa vão esfriar de tal forma que vai te deixar infeliz.

    Eu legal que você pense que viver com a mesma pessoa pra sempre é possível, espero que encontre alguém. Ter esperança é bom.

    ResponderExcluir
  4. Esses dias vi um filme (Amor Bandido) em que um personagem dizia: "casamento não é algo pra todo mundo". Acho que ele tem razão e me incluo no grupo que fica de "fora". Não acredito em casamento,mesmo que eles continuem existindo. Esse casal que vc viu funciona pra mim como uma alta forma de resistência (no mundo parece haver um complô contra esse tipo de relação), ou mesmo uma ficção que ganhou vida, hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem eu acreditei quando vi aquele casal de senhores daquele jeito. Parece coisa que saiu desses filmes com gente perfeita. Acho que vou passar a acreditar nesse tipo de instituição se ver mais uma dúzia de casos como esse. O negócio é que já tenho 25 anos e nunca vejo nada assim por aí, então acho meio difícil acontecer.

      Excluir
  5. Eu tb não acredito em casamento. Não digo nunca, mas acho que não é para mim. Acho quem tem 50 % de chances de dar errado. Melhor não arriscar. Mas acredito mesmo exista quem tenha encontrado sua "alma gêmea" e que se dão bem pelo resto da vida.

    Acho que todo mundo deveria se casar com o seu melhor amigo. O problema é as mulheres não pensam assim. A maioria prefere casar com quem conheceu num bar ou numa balada, ou seja, com um possível inimigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, muito obrigado pelo comentário, Eduardo!

      Acho que é bem por aí: não é muito bom dizer nunca, mas a gente sabe que por enquanto não é pra gente. Concordo com você, acho que as pessoas bem que poderiam casar com pessoas que são suas amigas, companheiras de verdade. Não sei dizer se o ambiente nos quais as pessoas conhecem as outras influenciam tanto no tipo de pessoa que vão encontrar, mas creio sim que muita gente só casa por casar e depois vê que a coisa é muito difícil.

      Abraço!

      Excluir
  6. Acontece que não podemos casar para então sermos felizes, assim colocamos esperanças de que o outro vai suprir tudo em nós e isso é pesado demais. Com certeza casamento não é para todos. Hoje há muita hipocrisia mesmo, muitos vivendo vidas duplas, triplas... Sem respeito. Acredito que amizade é fundamental e perdão também, para um bom casamento, é um excelente ambiente para crescimento proprio, desenvolvimento do amor ( que é construido sim, e não é algo super natural), somos humanos, falhos e egoistas... Um bom casamento é duas pessoas que não desistem uma da outra, buscam perdoar, conversar, ter planos juntos, se ajustar sempre e não desistem nas dificuldades da vida.

    ResponderExcluir
  7. Vou dar minha humilde opinião, sou casada há 8 anos, e casamento não te dá felicidade, primeiro temos que ser felizes sozinhos, no meu caso me casei pra fugir de um pai agressivo e uma mãe narcisista, eu trabalho mas com o que ganho não daria pra pagar todas as contas de uma casa, e como sou carente também juntou tudo e resolvi que seria melhor encontrar alguém para casar achando que juntaria o útil ao agradável, mas acabei continuando a não ser feliz, eu amo meu marido mas ele sempre priorizou o trabalho sempre fiquei muito só, depois veio a minha filha e sobrou menos tempo ainda para mim como mulher, hoje minha vida se resume em cuidar da casa da minha filha e do meu trabalho não tenho tempo pra nada. A escolha foi minha então convivo com isso. Amo minha filha e meu marido mas não formem uma família sem antes ser feliz sozinho.

    ResponderExcluir