terça-feira, 2 de maio de 2017

O infinito lugar onde o mundo é o que é: a internet

Tem lugar mais deprimente que a internet? Acho que não.

Acho que é aqui mesmo onde a verdadeira face da sociedade aparece. É aqui que podemos ver o quanto o mundo é uma coisa errada, como as pessoas estão doentes e todas as bizarrices que contribuem para deixar a vida uma droga mas ninguém tem coragem de falar por aí.

Acho incrível como uma busca rápida no Google por "ansiedade", "depressão" e termos afins, com os devidos filtros de busca, me leva a um milhão de blogs de pessoas doentes falando sobre os mais diversos assuntos. E quando digo "doentes" falo de doenças mentais mesmo: depressivos, ansiosos, borderlines, bipolares... Que mundo é esse que todo mundo é doente desse jeito?

Acho interessante que lendo esses blogs e fóruns penso que as pessoas escrevendo aqui podem ser e estar em qualquer lugar, pode ser o atendente da padaria, o cobrador do ônibus, o vendedor da loja. Agora me chama atenção mesmo a quantidade de pessoas com alta estabilidade financeira, têm muitas por aqui: engenheiros, enfermeiros, arquitetos, professores universitários e muitos servidores públicos. Todo mundo tentando colocar pra fora o mal-estar generalizado do mundo.

Essa é mais uma postagens que não conseguiria escrever em menos de 500 linhas. Um dia ainda acho que escrevo um livro inteiro sobre isso ou junto tudo o que escrevo de vez em quando e coloco aí como e-book só pra não precisar escrever tanta coisa solta. Falaria sobre tanta coisa que vejo por aqui: desde simples blogs como esse até sobre "movimentos" inteiros que acontecem por aqui dentro dessa "comunidade" relacionada à doenças mentais e sociais, alguns realmente me deixam curioso.

Eu só acho muito louco tudo o que acontece aqui internet: gente dizendo que vive uma vida totalmente falsa, gente que diz que todo dia tá sorrindo mas chega em casa e só quer se matar. Tem também gente traindo (e o outro nem desconfia), os que sofreram traições e relatam por aqui, pessoas lutando contra a própria sexualidade, tem os que odeiam a sexualidade dos outros. Enfim, o negócio é que, se todo mundo está falando a verdade, é uma coisa espantosa. Talvez as próprias pessoas que vêm desabafar suas angústias nem percebam pois estão focadas em coisas específicas, mas quando você olha pra tudo de uma maneira maior vê que tem todo um mundo estranho acontecendo por aqui. São milhões de pessoas despejando aqui os verdadeiros sentimentos.

Às vezes, chego a achar que a internet é a verdadeira sociedade pois é aqui onde as pessoas conseguem falar o quão malucas estão ficando e não escondem nada. Me pergunto se ficaríamos melhor sem ela.

Bom, esse foi só mais um devaneio.

6 comentários:

  1. Ás vezes penso sobre isso também. Tanta gente sofrendo...
    Mas o que mais penso é que tenho a sensação de estar cercada por muita gente aqui, mas, na verdade, estou sozinha. Parece que tem tanta gente na internet, mas acaba não tendo ninguém quando eu quero.
    Não sei se deu pra entender... Mas enfim, ficaria muito interessada em saber mais sobre o que você tem a dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Parece que tem tanta gente na internet, mas acaba não tendo ninguém quando eu quero."

      Me chamou atenção isso aí. Sente isso porque nunca vê ninguém online ao mesmo tempo que você, porque não vê muitas pessoas com coisas em comum, acha que o que fala desapercebido ou é outra coisa?

      Eu que gostaria de saber o que mais você tem a dizer.

      Excluir
    2. Não sei explicar direito. Mas às vezes só quero alguém pra conversar e não consigo encontrar ninguém na internet. Sinto como se tivessem grupos nela e eu estivesse fora de todos. Como na vida real... Não sei se deu pra entender.

      Excluir
  2. eu gostaria de conversar com alguém sobre como me sinto , mas nunca o faço justamente pq as pessoas gostam de julgar, aki no seu blog eu posso falar abertamente sobre a depressão pq aki as pessoas passam por esse transtorno e não ficam criticando , acho q é por isso q na internet as pessoas são mais verdadeiras sobre seus problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí mesmo, Debora. Agora eu acho isso legal e triste ao mesmo tempo. Acho uma coisa meio triste o fato de termos que nos conectar num dispositivo eletrônico, às vezes pra falar com gente que tá do outro lado mundo, pra ter algum tipo de conforto. Quer dizer, se isso aqui não existisse, iriamos ficar como? Provavelmente, perdidos.

      Excluir
  3. Que povo maluco este que encontramos pela internet, né? Tem de tudo quanto é tipo, uahuahuha! Mas acho que as pessoas ditas normais não estão nem aí para blogs, eles estão mais no facebook e instagram. Lá as coisas são bem felizes e não tem muita verdade em só ser feliz. Sabemos que não é assim. Então, temos os malucos de um lado e os mentirosos de outro. Não acho que sem a internet as coisas melhoraria, continuariam como são e sempre foram, mas em outro canal de comunicaçao ou sofrendo calados e sozinhos.

    ResponderExcluir