segunda-feira, 26 de junho de 2017

ASMR - Funciona?



Talvez alguém aí já deva ter ouvido falar desse termo, ASMR. Autonomous Sensory Meridian Response ou "Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano" em português, é um termo utilizado para se referir a reações que algumas pessoas têm mediante a alguns estímulos que nem sempre funcionam para todo mundo. Não vou entrar em muitas detalhes técnicos sobre isso pois nem saberia explicar muito bem, mas, pra quem tem curiosidade de saber mais dessa coisa que tem me ajudado bastante, é só clicar aqui.

Basicamente, algumas pessoas têm reações que incluem um bem-estar difícil de ser explicado. Sensação de relaxamento, formigamento em determinadas partes do corpo (principalmente regiões da cabeça), arrepios, sono, etc. Pesquisando por aí, vi que não existem muitas pesquisas científicas sobre isso e as explicações não são muito conclusivas, mas comigo isso funciona. Não é nenhuma sensação de outro mundo e creio que a maioria de nós já sentiu ou sente isso em algumas situações, o negócio é que existe uma comunidade gigante na internet dedicada a isso. Há dezenas de vídeos no YouTube sobre o assunto e boa parte possui um objetivo em comum muito claro: combater a ansiedade.

Em poucas semanas, desde que comecei a assistir vídeos de ASMR, já consegui descobrir muitos sons que me dão boas sensações físicas. No meu caso, as reações mais comuns são formigamento na cabeça e arrepios (principalmente nos meus ombros). Continuo procurando vídeos novos, mas já notei que tenho uma sensibilidade com determinados sons em especial.

Há muitos tipo de barulhos que são usados pra acalmar nos vídeos e os seguintes são só alguns exemplos:

- Sussurros;
- Barulhos com a boca;
- Sons usando água;
- Sons de metais;
- Ruídos provenientes da fricção de objetos;
- Assobios;

Outra coisa que é muito forte na comunidade é o roleplay, vídeos nos quais as pessoas fingem estar fazendo determinada atividade: desde imitar procedimentos médicos até fingir estar conversando com a pessoa atrás na câmera. Pode parecer bem engraçado pra quem vê pela primeira vez, mas a verdade é que dá pra ver que isso faz muito bem para pessoas com ansiedade e quem têm alguma sensibilidade aos sons.

Outro fator que parece afetar muita gente (me incluo também) é o posicionamento da câmera. Pessoalmente, gosto de vídeos com a câmera bem enquadrada no rosto da pessoa e percebo que muitas pessoas gostam de vídeos dessa maneira. É difícil de explicar, mas me parece que isso dá uma sensação de aproximação muito mais real com a pessoa do outro lado.

Acho que mais do que ser sensível aos sons ou não, é importante salientar a presença de pessoas do Brasil inteiro que produzem conteúdo e também que assistem. São milhares de pessoas que sofrem com problemas de ansiedade, depressão e que deixam seus relatos nos comentários dos vídeos e fóruns dedicados ao tema. É meio assustado saber que há muita gente sofrendo dessa maneira, mas é reconfortante saber que há pessoas dedicadas a nos ajudar. Espero que isso possa ajudar mais alguém por aí.

Abaixo deixo alguns vídeos que gosto. A postagem ficou um pouco longa, mas eu realmente acho que isso pode ajudar alguém por aí. Lembrando que é extremamente recomendável que se use fones de ouvido:




Nenhum comentário:

Postar um comentário